28/08/2012
De bem com a vida

Num final de semana, observando a esposa de meu sobrinho, Roberta Marchesini, um tema me veio  à mente me inspirando a  escrever sobre uma de suas características encantadoras: O bom humor e sua  aptidão para gerenciar a vida de forma tão positiva. E me perguntei: Que estranho poder será este exercido pelo  otimismo e o alto astral? Comecei a analisar...
Em primeiro lugar, acho que  melhor do que ter  pensamentos positivos, é estar em constante estado de positivismo. Ou seja, pensar positivo apenas, não surte efeitos já que sendo  menos trabalhoso, não requer  transformações comportamentais. Apenas imagina-se  e se espera  por acontecimentos que, nem sempre se concretizam.
Ser  uma pessoa positiva no entanto, é muito mais profundo, muito mais abrangente pois, exige  mudanças pessoais  e  principalmente capacidade  emocional para administrar  situações. Pessoa positiva   então, não é simplesmente  aquela pessoa que ri de tudo, indiferente ao que está acontecendo ,seja bom ou ruim. Muito menos é  aquela  que  vive  omissa,   ausente e   alienada  diante dos acontecimentos em geral.
Para mim, a definição de  pessoa positiva é justamente o contrário e muito mais complexa, pois é um estado real de consciência, de energia boa, de vivacidade  e acima de tudo  de  auto confiança. É sentir-se  feliz na totalidade. Tão feliz e  tão centrada  que consegue atingir o máximo da maturidade mesmo que tenha pouca idade. Tão feliz e tão empolgada  que consegue manter o equilíbrio e se sustentar nele  gerenciando  assim, todas as dificuldades e  situações inéditas. Tão feliz e tão forte  que consegue olhar com humor, a instabilidade alheia e a sua própria, sem angústias e sem intolerâncias. Tão feliz e tão poderosa que consegue contornar dificuldades, romper barreiras ou qualquer conflito humano,  sem perder  com isso a   delicadeza natural.
E por viver neste estado constante de plenitude, a pessoa positiva, nos presenteia sempre  com sua alegria, com seu altruísmo e com  seu bom humor contagiante. Tendo   coração   aberto, está  sempre disposta para o que der e vier. É isenta de queixumes e dengos, nunca se enfurece e jamais se irrita com banalidades. É tão liberta que não carrega mágoas e  nem guarda rancores . Não é   esnobe, não é  dona da verdade   e não é  arrogante. Também  não apregoa regras, não é autoritária e  nem  inflexível.  Sabe lidar com as   contrariedades, aceita  diferenças, perdoa, não revida e jamais  alimenta o ódio.
Pessoas assim admiravelmente positivas, acima de tudo, amam, amam muito, incondicionalmente, respeitando  qualquer  fragilidade humana. E fazem deste gesto de amor sua ferramenta maior para  exercitarem a  sabedoria  e a lapidação constante deste  entusiasmo  despretensioso.
Para pessoas positivas, como Roberta Marchesini e tantas outras, a vida é sempre bela,  gratificante e completa. Não há espaço para  a propaganda exagerada de tragédias, para amarguras ou problemas comuns  do cotidiano. Para elas, tudo parece dar sempre certo , como   realmente dá, fluindo em marés mansas  ou deslizando  confortavelmente numa caminhada de paz e tranquilidade.
O maior álibi destas pessoas?  Talvez  apenas, aquele sorriso simpático, sempre estampado no rosto e cravado na alma que, em parceria  com outros atributos emocionais, deve   abrir  portas e janelas para uma vida cada vez  melhor. Só pode ser isto! Que sorte ser assim!

                                                                FATIMA CHIATI 

Comentários:

 

Olhem só a Fatima agora filosofando sobre o melhor de ser pela vida afora. Não merece mais que eu a chame de Fatina (Chiati) que late (risos).
 Gostei muito desta  explanação quando alguém foi responsável como inspiração para este texto. É isso ai, pois, são ensinamentos de atitudes recomendáveis sobre a vida.
Altino Olimpio

********************************



Leia outras matérias desta seção
 » A Semana Santa na Vila Leão
 » Religiosidade e religião de amor
 » Caminhar é preciso
 » Recordações da Av. dos Estudantes
 » Os gênios do Colégio Walter Weiszflog
 » Fragilidades de todos nós
 » As mentiras na Internet
 » Reverências aos nossos amores
 » O amor fora do ar
 » Amor, política e relacionamentos
 » As históricas enchentes de Caieiras
 » Homenagem às mulheres
 » Algo mais
 » Trégua de Natal
 » Atitudes de autoajuda
 » O dia de finados
 » Mãe é aquela que cria
 » A internet não esquece
 » Capelinha da Vila Leão
 » Benzedeiros e benzeduras

Voltar