29/11/2012
Brincadeiras na rua 4

Em setembro de 1.965 nos mudamos da Vila Leão para a Cresciúma, centro de Caieiras, lugar dos sonhos da minha madrinha (Maria Ap. Sant’Anna). Sonho este possível graças a um empreendimento da Companhia Melhoramentos que, já com o intuito de desocupar as áreas ao redor da fábrica, construiu um grupo de 20 casas na Rua 4 e Rua 5 do Jardim Santo Antônio. Mais tarde estas ruas seriam  renomeadas e passariam  a se chamar: Rua Guadalajara e Rua Portugal.
Quando passamos a morar ali, a Rua 4 era o “point” da criançada . Não havia asfalto ainda, as casas tinham  fossa séptica e agua encanada proveniente de um poço no quintal que, através de uma bomba elétrica, abastecia a caixa d’água. As moradias possuíam 3 dormitórios, cozinha grande, sala, e um banheiro no corredor. O quintal e a frente eram espaçosos e muitos ainda, por algum tempo, mantiveram os hábitos melhoramentinos  de  plantar verduras e criar galinhas. Em pouco tempo, diante da modernidade, isto também  foi esquecido . No entanto, a felicidade maior da minha madrinha foi mesmo ter  um banheiro dentro de casa , cômodos com piso em tacos de madeira e pia de granilite na cozinha. Já nós, crianças, pouco nos importávamos com estes detalhes. Gostávamos na verdade, da Rua 4, comprida, imensa, deserta e de terra  vermelha e fofa. Durante o dia andávamos de bicicleta, rodávamos o pião, bambolê ou simplesmente  escorregávamos pelos barrancos. À noite, porém, nos reuníamos para outras brincadeiras. Pulávamos corda, brincávamos de pega-pega,  de queimada, esconde-esconde e de roda. Lembro-me  da turma toda: Eu, minha irmã Joana Chiati, Nilza Carezatto  e sua irmã Sirlei, Eva Pilon e seu irmão Adão, Marcos Francisco Nobre, Pedro e Paulo Carezatto, Olavo e Ataíde Pinheiro, Adalberto e Luiz Pavan, Ronaldo Gonçalves (o Didi), Alfredo Ullman, Leda e Neuza  Menegatti ,  Wagner ( Waguinho), Gilberto e Gildete Menegatti.
Foi uma turma que rapidamente  se agigantou, já que aquele ponto turístico noturno se tornou  a atração mais divertida  para as crianças de outras ruas próximas. Ali   se brincava  até quase 22 horas,  sob a iluminação de fracas lâmpadas  incandescentes , bastante comuns naquela época.  Vez ou outra, sentávamos em círculos para brincar de  passar anel ou batata quente. Vibrávamos com tudo e com todas as  brincadeiras que tornavam,  as noites daquela década de 60, em   pura festa. Foram tempos de magia  e singeleza que se refletiam no olhar de cada criança daquele unido  grupo.  Entretanto, como tudo passa, este tempo também passou. A rua mudou de nome, o asfalto chegou  e a luz florescente transformou comportamentos, mudando  hábitos. Por muito  tempo ainda  , nós jovens, pertencentes àquela turma, ainda mantivemos o mesmo   contato amistoso. Paramos de correr e pular e passamos a nos reunir  nas calçadas, nos portões ou no jardim de alguma casa. Paramos de brincar, mas passamos a   ouvir músicas, a falar de amores, medos e incertezas da juventude. Infelizmente, os trajetos mudaram e muitos até,  nunca mais se encontraram. Ficou, no entanto, a certeza de que naquela encruzilhada de  nossas vidas, a Rua 4 foi extremamente importante, decisiva, cravando   em nossa memória, risos, alegrias e  emoções indescritíveis. Hoje,  ela é uma rua comum... A  Rua Guadalajara. Não guarda mais o barulho e  nem a gritaria daquela turma tão  animada. Os sons,  que hoje lá ecoam,  são outros, são cruéis e até melancólicos pela falta daquelas crianças tão simples, divertidas e felizes.
FATIMA CHIATI



Leia outras matérias desta seção
 » A Semana Santa na Vila Leão
 » Religiosidade e religião de amor
 » Caminhar é preciso
 » Recordações da Av. dos Estudantes
 » Os gênios do Colégio Walter Weiszflog
 » Fragilidades de todos nós
 » As mentiras na Internet
 » Reverências aos nossos amores
 » O amor fora do ar
 » Amor, política e relacionamentos
 » As históricas enchentes de Caieiras
 » Homenagem às mulheres
 » Algo mais
 » Trégua de Natal
 » Atitudes de autoajuda
 » O dia de finados
 » Mãe é aquela que cria
 » A internet não esquece
 » Capelinha da Vila Leão
 » Benzedeiros e benzeduras

Voltar