24/10/2016
A Edilidade em Caieiras em 1968

A EDILIDADE DO MUNICÍPIO DE CAIEIRAS EM 1968

Esta época (1.968), representar a cidade era ensoberbecer-se, este escriba sabia disso candidatando-se. Não havia qualquer remuneração para condição à edilidade, salvo a restituição de gastos em viagem oficial. Mas a recente emancipação de Caieiras impunha todo e qualquer sacrifício aos eleitos, autoridades políticas são exemplos para toda a sociedade,  sendo fundamental estar aberto às mudanças quebrando paradigmas, e isso foi observado com percepção arguta daquilo que o povo estava precisando para bem estar da municipalidade.

Saltava aos olhos um sentimento bem intenso com a moralidade, uma distinção bem transparente em separar o que é público e o que é privado. A escassa receita orçamentária e todo trâmite burocrático para seu crescimento demoraria, dificultando a complexidade da função do Parlamento. Mesmo assim, com denodo, (atualmente há veículos, metrô, trem, viagens aéreas etc) se executava ex debito officii, porquê não? Em longas pernadas...

Com a promulgação da Carta Magna em 1.988, a remuneração do edil passou como percentual remuneratória do deputado Estadual. Isto ficou atraente, podemos afirmar para o eleito UM EMPREGO PÚBLICO, sem falar no constante aumento de cadeiras nas Câmeras. No Interesse da política aumentou-se o número de municipalidade mesmo com diminuto número de contribuintes  que, destarte, vivem apenas com recurso do Fundo de Participação do Governo Federal, e com isso, não conseguem ou tem dificuldades enormes em atendimento médico ou até a educação – elencados (registrem) como obrigação precípuo do Estado. Esta degeneração dos recursos públicos deveria ser evitada unindo-se os Municípios, como autoridade única,  que não condiz com seu insuficiente arrecadatório ou receitas públicas.

Para finalizar, os eleitos nem sempre estão aptos para entender o que é necessário para resolver problemas como: saúde, mobilidade, juventude, precariedade das periferias. Tem que saber negociar, articular, projetos com o Estado e União pois muitas vezes vai além do Município.

Assim,  “La nave va”

ANÍZIO MENUCHI 



Leia outras matérias desta seção
 » Frases instrutivas
 » A Nação quer mais
 » Irmãos Weiszflog e sua administração
 » Estaríamos cada vez mais indo para o buraco?
 » Maradona e o trabalho da Imprensa
 » As eleições vem aí
 » Castigo físico na fala de Ministro
 » Professora Rotralth Friese Nunes (dna.Tico)
 » URMSP – Um passado de gloria
 » Um farmacêutico devotado
 » Weiszflog a dívida irresgatável
 » Bonsucesso do meu nascedouro
 » A represa de minha juventude
 » Linha Férrea Bom Sucesso
 » Menuchi: imigrantes Italianos
 » Candidatos à Diretoria da URMSP
 » Um caieirense antigo
 » Meu Pai, minha referência para vida
 » Brancos e Negros
 » Conjunto Acapulco você já dançou com êles ?

Voltar