» Colunas » Economia

30/05/2013
Selic sobe para 8% a.a.


Selic sobe para 8%; veja como ficam poupança e renda fixa


Julia Wiltgen, da Revista Exame

Rentabilidade da poupança e da renda fixa aumentam com elevação da taxa básica de juros acima do esperado

Alta da Selic ainda não foi suficiente para poupança voltar a pagar 0,5% ao mês mais TR.


São Paulo – O Banco Central elevou, nesta quarta, a taxa básica de juros (Selic) de 7,50% para 8,00% ao ano, melhorando a remuneração das aplicações de renda fixa atreladas aos juros, como a caderneta de poupança, os CDBs pós-fixados, fundos DI e Letras Financeiras do Tesouro, vendidas via Tesouro Direto.
O aumento de 0,50 ponto percentual foi um pouco superior à principal estimativa do mercado, que era de 0,25 ponto percentual, devido ao crescimento abaixo do esperado do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2013.
A elevação da Selic a 8,00% ao ano, contudo, ainda não foi suficiente para a poupança voltar à remuneração fixa de 0,5% ao mês mais Taxa Referencial (TR). Essa forma de remuneração só volta a ser usada se a Selic ficar mais alta que 8,5%. Veja como fica a rentabilidade das aplicações de renda fixa a partir de agora:

 

Prazo de investimento

Velha poupança*

Nova Poupança*

CDB 90% do CDI

Fundo DI com taxa de 1,0% a.a.

Tesouro Direto**

6 meses

3,04%

2,73%

2,73%

2,65%

2,92%

12 meses

6,17%

5,54%

5,74%

5,60%

6,14%

18 meses

9,39%

8,42%

9,04%

8,85%

9,68%

24 meses

12,72%

11,39%

12,26%

12,06%

13,16%

25 meses

13,28%

11,89%

13,20%

12,99%

14,16%

(*) A TR foi considerada zero, pois varia de acordo com a data de aniversário da aplicação e, atualmente, a taxa média mensal tem se aproximado de zero.

(**) Foi considerado o investimento por meio de corretoras que não cobram taxa de administração para aplicações no Tesouro Direto
As rentabilidades da tabela estão líquidas de Imposto de Renda, cobrado a todas as aplicações de renda fixa, com exceção da poupança. É por isso que a caderneta, mesmo sob as novas regras que a remuneram em 70% da Selic mais TR, chega a render mais que as demais aplicações nos prazos mais curtos, quando incide sobre os rendimentos da renda fixa uma alíquota de IR maior.
A poupança não tem custos nem sofre a incidência de IR. Mas, no momento, CDBs devem pagar mais de 90% do CDI para serem tão ou mais rentáveis que a poupança, em função do imposto de renda. Já os fundos DI precisam cobrar no máximo 0,7% ao ano para serem mais vantajosos que a poupança em qualquer prazo.
Pelo mesmo raciocínio, para que as Letras Financeiras do Tesouro (LFTs) sejam mais vantajosas que a poupança em qualquer prazo, é preciso que a corretora não cobre mais que 0,4% ao ano de taxa de administração. Algumas chegam a “cobrar” taxa zero.
Mas para quem está disposto a deixar o dinheiro aplicado por mais de um ano, a corretora pode cobrar uma taxa de até 0,8% ao ano que o Tesouro Direto mantém sua vantagem sobre a poupança. Isso porque o Tesouro Direto já tem um custo fixo, a taxa de custódia de 0,3% ao ano, cobrada pela Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC) Outros títulos do Tesouro Direto podem apanhar ainda mais.
A perspectiva de alta de juros vem prejudicando a rentabilidade dos títulos do Tesouro Direto que se beneficiam da expectativa de queda na Selic. O aumento da pressão inflacionária se tornou uma ameaça para o ciclo de cortes nos juros iniciado em meados de 2011 e interrompido na última reunião do Copom, que reverteu essa tendência com o aumento da Selic de 7,25% para 7,50% ao ano.
Com essa alta acima do esperado pelo mercado, é possível que esses títulos apanhem ainda mais. Mesmo assim, a meta dos analistas ouvidos pelo Boletim Focus, do Banco Central, é de 8,25% até o final de 2013.
A maior parte dos títulos prefixados (LTNs e NTN-Fs) e dos títulos que tem parte da remuneração prefixada e a outra parte atrelada à inflação (NTN-Bs) acumulam quedas no ano. A NTN-B Principal com vencimento em 2035, por exemplo, teve queda de 7,31% em 2013. Já a NTN-F com vencimento em 2023 acumula uma queda de 3,26%. No ano passado, quando os juros ainda estavam em queda, a NTN-B com vencimento em 2050 chegou a valorizar 50%.
Isso não significa necessariamente que quem comprou esses títulos pelo Tesouro Direto vai perder dinheiro. A perda só ocorre se o investidor vender o título antes do vencimento em um momento de baixa. Caso carregue o título até o vencimento, o investidor vai receber exatamente a rentabilidade acordada no momento da compra.
 


www.exame.com.br

Leia outras matérias desta seção
 » Receita divulga regras para IRPF 2024
 » Plano real 30 anos
 » Presidente em exercício sanciona lei que facilita regularização de dívidas com a Receita Federal
 » Comentário do Economista Gino Olivares. Argentina dolarização
 » streaming têm cada vez mais propagandas
 » Wi-fi lento ?
 » Reforma tributária avança
 » Investimentos na América Latina Brasil lidera.
 » Licitações o que muda com a nova Lei
 » Salário Mínimo tem aumento mínimo mais uma vez
 » Juros: Lula está certo diz Joseph Stiglitz - Nobel de Economia
 » Endividados: Com nome sujo, a gente não é nada
 » Economistas podem aprender com as Abelhas
 » FGTS Saque aniversário 2023
 » Não está contente com seu trabalho aqui?
 » Mutirão para renegociar dívidas
 » Economia será difícil o ano que vem
 » Algoritmos a praga matemática
 » Simples Nacional terá limite aumentado diz Deputado Bertaiolli
 » Gasolina e Diesel aumentam e sobra blá blá blá



Voltar