» Colunas » Economia

13/03/2015
Petrobras o buraco é bem mais embaixo

Claro está toda a corrupção e dilapidação do patrimônio da empresa por criminosos, mas não é esse o abalo principal.A empresa tem reserva de petróleo bruto, cujo valor é estimado pelo preço corrente de mercado, como toda comodity.

O estoque do ouro negro está muito alto, consequentemente o preço caiu. Despencou de U$ 100,00  o barril para U$ 50,00  (preços médios).Em consequência  os valores do petróleo disponível nos poços ,também sofreram o impacto na mesma proporção.

A Petrobras é uma sociedade anônima e seu capital dividido em ações, com seu principal ativo perdendo 50% do valor é natural que a cotação de suas ações sofram o reflexo.

O investidor em ações tem consciência que isso pode ocorrer e vir a  sofrer pesadas perdas, só o prejuízo oriundo da corrupção não causaria maiores danos para uma companhia das dimensões da Petrobras, no máximo os acionistas ficariam sem os dividendos por algum tempo.

O mercado acionário é de risco, todos sabem. Grandes companhias mundo afora  já sofreram ou vão sofrer com as variações de mercado, entrar na justiça pedindo indenização por um investimento de risco é meio surreal, procurar reparo judicial  contra a má e corrupta administração é válido (aqui incluindo a política de preços do governo), e se o resultado for compensação financeira tanto melhor.

Fundos de pensão estrangeiros  anunciam a disposição  de pedirem ressarcimento judicial pela desvalorização das ações que possuem, como se na terra deles  não existisse as “Enron” da vida. A diferença é que o Tesouro Brasileiro é proprietário de mais da metade da Petrobras, consequentemente o contribuinte vai acabar pagando a conta, lá os investidores suportam o prejuízo e ponto final.  Aliás o Eike perto da Enron é batedor de carteira.

 


Edson Navarro - economista credor da Panam desde 1991

Leia outras matérias desta seção
 » Selic a 2% o Banco Central errou feio.....
 » Debate no Instituto de economia da Unicamp
 » TCE: Iprem Caieiras, má administração,irregularidades e prejuízo
 » Tributar Livros e Jornais
 » Planos de Saúde estão proibidos de reajustar
 » Nova gasolina:perguntas e respostas
 » Reforma Tributária
 » Declaração I.Renda do MEI
 » Organizações Sociais o peso da corrupção
 » Licitação: erros primários ou propositais?
 » Coronavírus vai custar caro para Caieiras
 » Pequenas empresas: sobrevivência a pandemia
 » Guedes inventa um pássaro sem asas
 » Redução de jornada e salário e suspensão de contratos
 » Crédito para micro e pequenas empresas
 » Redução do salário e jornada de trabalho-STF
 » Coronavírus vai deixar uma herança amarga
 » Na crise use a criatividade
 » Coronavírus:respiradores, a improvisação nacional
 » Coronavírus: Dia da mentira ou dos políticos, como queiram



Voltar