» Colunas » Economia

03/10/2007
Supersimples: Créditos podem ser aproveitados

As micros e pequenas empresas enquadradas no Simples Nacional, conhecido como Supersimples, ganharam competitividade na venda de seus produtos. Na última sexta-feira, a Receita Federal publicou um Ato Declaratório Interpretativo (nº 15), que permite às empresas não participantes desse regime tributário se apropriar de créditos do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) quando adquirem produtos e serviços das pessoas jurídicas que participam do Supersimples. Juntas, as duas alíquotas somam 9,25%.

A restrição ao aproveitamento dos créditos era uma das questões mais polêmicas na legislação que criou o Simples Nacional. "Com a medida, as microempresas não precisarão mexer em seus preços para ganhar competitividade", afirmou o consultor tributário da ASPR Auditoria e Consultoria, Douglas Rogério Campanini. Ele disse que a consultoria está orientando seus clientes – grande parte deles compra de empresas enquadradas no Supersimples – a recuperar os créditos relativos às duas contribuições a partir de julho, quando a nova Lei do Simples entrou em vigor.

O diretor-superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae-SP), Ricardo Tortorella, também comemorou a decisão. "Com a restrição anterior, dificilmente uma grande empresa compraria de uma pequena", afirmou.

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo (Sescon-SP), José Maria Chapina Alcazar, ao publicar a norma, embora com atraso, a Receita corrigiu uma injustiça tributária. "A permissão para o aproveitamento de créditos era uma reivindicação antiga do empresariado", lembrou. De acordo com ele, um número expressivo de empresas não optou pelo Simples Nacional justamente porque elas não podiam gerar créditos.

Para que a situação fique mais favorável, o presidente da entidade defende a mesma possibilidade de aproveitamento para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

SINDCONT - SP

Leia outras matérias desta seção
 » Receita divulga regras para IRPF 2024
 » Plano real 30 anos
 » Presidente em exercício sanciona lei que facilita regularização de dívidas com a Receita Federal
 » Comentário do Economista Gino Olivares. Argentina dolarização
 » streaming têm cada vez mais propagandas
 » Wi-fi lento ?
 » Reforma tributária avança
 » Investimentos na América Latina Brasil lidera.
 » Licitações o que muda com a nova Lei
 » Salário Mínimo tem aumento mínimo mais uma vez
 » Juros: Lula está certo diz Joseph Stiglitz - Nobel de Economia
 » Endividados: Com nome sujo, a gente não é nada
 » Economistas podem aprender com as Abelhas
 » FGTS Saque aniversário 2023
 » Não está contente com seu trabalho aqui?
 » Mutirão para renegociar dívidas
 » Economia será difícil o ano que vem
 » Algoritmos a praga matemática
 » Simples Nacional terá limite aumentado diz Deputado Bertaiolli
 » Gasolina e Diesel aumentam e sobra blá blá blá



Voltar