» Colunas » Economia

12/03/2008
Fundos de Investimentos - rent.


Fundos: aprenda, de maneira simples, a acompanhar a rentabilidade de suas cotas

 

Por: Juliana Pall Farias

11/03/08 - 20h10

InfoMoney

 

SÃO PAULO - Por mais que um dos principais atrativos de se aplicar em fundos de investimento seja justamente não ter maiores preocupações na tomada de decisão, delegando à experiência do gestor a busca pelas melhores oportunidades presentes no mercado, o cotista não pode, e não deve, deixar de lado a evolução de suas aplicações.

 

Uma das dicas expressas pela Anbid (Associação Nacional dos Bancos de Investimento), em seu boletim "Como Investir", é que o investidor sempre acompanhe o valor de suas cotas e, principalmente, a rentabilidade de seu investimento.

 

Estes cálculos são menos complexos do que aparentam ser. Sem que o investidor tenha que acompanhar passo a passo a marcação a mercado, que calcula diariamente o valor de mercado dos ativos que compõem a carteira de determinado fundo de investimento, é possível calcular quanto cada cota rendeu em determinado período.

 

A rentabilidade de uma cota

Para isto, basta apenas dividir o valor da cota no último período pelo valor no primeiro período, subtrair 1, e então multiplicar por 100. O resultado desta conta será a rentabilidade nominal (sem desconsiderar os efeitos da inflação) da cota entre os períodos escolhidos.

 

Rentabilidade nominal da cota

Retorno % =

{[(A/B) - 1] X 100}

 

A = Última cota do período

B = Primeira cota do período

 

Por exemplo, suponha que, no ato do investimento, uma cota valia R$ 300,00, e a mesma, atualmente, seja cotada a R$ 380,00. Desde o momento da aplicação até o presente momento, esta cota carrega rentabilidade de {[(380,00/300,00) - 1] X 100} = 26,67%.

 

O valor da cota em determinado dia pode ser obtido pela simples divisão do patrimônio líquido do fundo naquela data pelo número de cotas emitidas pelo fundo.

 

Todo mês, o administrador do fundo tem por obrigação encaminhar ao cotista um extrato constando a rentabilidade naquele período. Além disso, é possível verificar nos principais jornais tabelas com os valores das cotas dos fundos de investimento, assim como seus ganhos periódicos.

 

Performance de seus investimentos

Estes mecanismos facilitam a tarefa de acompanhar a performance de seus investimentos. Estar por dentro da variação das cotas do fundo é fundamental para saber se o gestor está tendo um bom desempenho.

 

"Acompanhar regularmente a rentabilidade de seu fundo é uma atitude saudável e responsável. Afinal, é seu dinheiro que está em jogo", conclui a Anbid.


infomoney

Leia outras matérias desta seção
 » Coronavírus vai custar caro para Caieiras
 » Pequenas empresas: sobrevivência a pandemia
 » Guedes inventa um pássaro sem asas
 » Redução de jornada e salário e suspensão de contratos
 » Crédito para micro e pequenas empresas
 » Redução do salário e jornada de trabalho-STF
 » Coronavírus vai deixar uma herança amarga
 » Na crise use a criatividade
 » Coronavírus:respiradores, a improvisação nacional
 » Coronavírus: Dia da mentira ou dos políticos, como queiram
 » Economistas dão sugestões para amenizar a crise
 » Pandemia ou Pandemônio ?
 » Pandemia real ou fabricada?
 » PIB - Produto Interno Brocha
 » Prefeitos inteligentes: último ano é crucial
 » Aplicações em "Perda Fixa"
 » Gastos Públicos: aprenda como funciona
 » Martin Azpilcueta Navarro o Dr.Navarro
 » Carry Trade e Forward Premium Puzzle: Edson Navarro Jr.
 » IPVA 2020 - Quem não precisa pagar



Voltar