» Colunas » História » Gino Dártora

Pioneirismo no atendimento às populações carentes

Assistência médica e odontológica, exames de laboratório, distribuição de remédios e alimentação, pagamentos de aluguéis, inclusive casa para desamparados morar enquanto não conseguem empregos, e ajuda de custos para diferentes gastos familiares são alguns dos benefícios que Departamento de Assistência social e Saúde Pública do municipio de Caieiras vem oferecendo às populações mais carentes.

Ao lado disso, o prefeito Gino Dártora vem ampliando a rede de postos de atendimentos médicos-odontológicos já tendo sido inaugurados cinco em sua atual administração. Nestes postos as populações mais carentes recebem o atendimento de dentistas, clínicos gerais, pediatras e de enfermeiras que cuidam de aplicações de injeções, curativos e encaminhamentos de exames - laboratórios totalmente gratuitos ou de encaminhamento para internação hospitalar.

"Em Caieiras temos lutado para garantir o atendimento das pessoas que precisam lutar para conseguir um direito que tem, o do atendimento médico-odontológico", afirma o prefeito Gino Dártora que revela a estatística dos atendimentos já registrados durante 1979.

Alimentação e agasalho
De janeiro a junho deste ano 220 famílias receberam 300 quilos de arroz, 500 quilos de açucar, 100 quilos de leite em pó, 100 latas de óleo, 400 quilos de macarrão, 500 quilos de fubá, 350 quilos de feijão, 370 caixas de chá mate, 350 quilos de sal, entre outras mercadorias.

No mesmo periodo foram entregues 1.375 agasalhos assim distribuidos: 1.100 peças de roupas diversas; 150 cobertores e 25 colchões para um total de 124 famílias.

"É importante frisar - alerta o prefeito Gino Dártora - que as pessoas que aparecem na Prefeitura à procura de alimentação, comparecem à uma reunião mensal onde são orientadas na parte de higiene e assistem aula de culinária, sendo que as próprias mulheres irão plantar e conservar uma horta doméstica para a qual a Prefeitura já cedeu um terreno. Trata-se de uma experiência pioneira em termos de administração pública, já que teremos nossa primeira "horta comunitária", subsidiada pela administração municipal.

Atendimento médico-odontológico
Ainda durante o primeiro semestre de 1979 foram atendidas 6.868 consultas nos vários postos médicos odontológicos da cidade, distribuidos pelos bairros de Vila Rosina, Laranjeiras, Jardim Vera Teresa e Serpa.

Para o Hospital Regional de Caieiras foram emitidas 570 guias de consultas 71 internações e 483 para exames laboratoriais.
A Farmácia da Prefeitura atendeu no mesmo periodo, 5.337 pessoas que ali compareceram para fazer curativos ou receber das mãos do prefeito Gino Dártora medicamentos de que necessitavam.

As ambulâncias municipais fizeram um total de 515 corridas para fora do municipio e 1.190 corridas dentro do municípios, Na maioria das vezes esses atendimentos feitos pelas ambulâncias partiram atendem nos diversos postos médico-odontológicos.


Leia outras matérias desta seção
 » Caieiras – 19 anos - 1977
 » Quem é Gino Dártora? Gino Dártora é gente como a gente
 » Carta Resposta do Gino ao Antonio Furlanetto
 » Ofício Circular em 19 de Setembro de 1981
 » Presidente da Câmara, elogia atuação do Prefeito
 » Viaduto de Caieiras depende de construção de acesso viário
 » Pioneirismo no atendimento às populações carentes
 » Merenda escolar um exemplo
 » A presença ativa de Gino Dártora na história do município
 » Benfeitorias em propriedades permitem redução de impostos
 » Esporte e Lazer
 » Gino Dartora- eleições 1988

 

Voltar