Versão para impressão

Afonsina Schirmanoff

LEI MUNICIPAL 4600 05 de Abril de 2013
Autora do Projeto-Lei: Vereadora Prô JOSIE DARTORA

DÁ DENOMINAÇAO A LOGRADOURO PÚBLICO QUE ESPECIFICA E OUTRAS PROVIDENCIAS.
Rua  6  (SEIS) do Loteamento Residencial JARDIM EUROPA
Avenida Paulicéia com Estrada Municipal - AREA C1 - Bairro de Ajuá, Município de Caieiras

RUA AFONSINA SCHIRMANOFF

Julgo a iniciativa de homenagear aqueles que fizeram (ou fazem) parte da

história de Caieiras, um ato que mantém estreita correlação com um sentimento de pertença com a própria história da cidade e de cada um de seus cidadãos.Recordar, percorrer e interessar-se pela história-de-si e a do lugar-próprio é também contribuir para a busca do entendimento das questões que nos afetam, que nos arrebatam e que, também, nos levam adiante frente ao mistério da vida. 
E que assim possa ser para com todos aqueles que não apenas são natos na Cidade dos Pinheirais em tantas gerações de desbravadores e colaboradores, mas igualmente para com aqueles que lutam e acreditam em uma geração cada vez mais atenta, crítica e disposta a lutar pelas mudanças que todos almejamos,  e que também desejam manter viva a saudável crença em uma cidade e um mundo mais justos, mais dignos e mais inspiradores.

No final do século XIX centenas de famílias dignas de nosso respeito, migraram  nas terras das “Caieiras” e, com muito amor e suor ajudaram a construir a  base que sustenta esse glorioso Município e , Afonsina fazia  parte de uma destas famílias

Afonsina Pereira nasceu em 07 de Agosto de 1920 , no  Estado do Rio de Janeiro.

Cresceu na cidade de São Paulo, onde recebeu a educação escolar e, fez aperfeiçoamento no COLEGIO SÃO FRANCISCO DE SALES (Vila Mariana), colégio salesiano onde adquiriu uma educação baseada na razão ,religião e bondade  e após  fez o curso profissionalizante  no  COLÉGIO J.R. PASSALACGUA (BELA VISTA) .
Era uma moça de espírito dinâmico, irrequieta, muito religiosa,apaixonada pela cultura, trabalhos manuais , mas  acima de tudo era uma lutadora .

Na década de 30 , Afonsina , sua mãe Maria (1901-1979) e seu padrasto  Benedito Buonagüide (1901-1983) visitavam a Sra. Ambrosina do Carmo Buonagüide e participavam de tudo o que acontecia em Caieiras, Bairro “Cresciúma” .


Em abril de 1934 , Afonsina Pereira  fez parte da  COMISSÃO DE OBRAS DA IGREJA DE SANTO ANTÔNIO  para arrecadarem fundos para  a construção  e passou a contribuir mensalmente, para tal fim . A pedra fundamental  da Igreja foi lançada em 17 de Junho de 1934 na presença de grandes autoridades .

Em 1936, tornou-se sócia da SOCIEDADE AMIGOS DE CAIEIRAS , participando de todas as ações sociais e beneficentes realizadas .

Casou-se com Victório Schirmanoff (1916- 2002) , no dia 29 de Maio de 1941 na Igreja N. Senhora da Saúde , passando  a se chamar Afonsina Schirmanoff e a residir em “Cresciúma” Caieiras.

O casal iniciou em 1942 , o seu comércio  com uma  Alfaiataria,  na Rua das Magnólias (atual rua  Dr. Armando Pinto ). Para atender a clientela a Alfaiataria dispunha de camisas, gravatas  e demais complementos .

Em 1950, inauguraram em Caieiras, a primeira Loja Victorio, com  Roupas, Brinquedos e Armarinhos, na então Av. Cresciúma nº 246 ,revelando-se  uma grande empreendedora  para a época   .

Foi a primeira moradora do bairro de Cresciúma junto com  Victorio Schirmanoff e  Piacente Cevitarezzi a criarem e organizarem um BLOCO CARNAVALESCO  de CAIEIRAS,  promovendo alegria e divertimentos aos Munícipes  Caieirenses. 
As fantasias foram feitas  e elaboradas artesanalmente  sob sua  orientação .
Para conseguirem este feito, tiveram a colaboração de diversos moradores que aderiram a idéia .

O BLOCO CARNAVALESCO desfilou pelas ruas de Cresciúma, em 1950  ao som  da marchinha “ GENERAL DA BANDA”( BLECAUTE).
O primeiro Rei MOMO da ”VILA CRESCIUMA”  foi  Piacente  Chivitarezzi  e a Rainha  do Carnaval  foi  Cida de Abreu. O Bloco apresentou-se com numerosos  participantes, todos  fantasiados   .

Participou e contribuiu, ativamente, em todas as manifestações políticas e administrativas para a  EMANCIPAÇÃO de CAIEIRAS .
Festejou em 1958 , com sua família e o povo  a EMANCIPAÇÃO DE CAIEIRAS .

Após o ano de 1960, houve grande desenvolvimento no Comércio e Indústria e Cultura na região .
Incrementando o Comércio de Caieiras , em 1964,  ampliaram   as LOJAS VICTÓRIO , transformando-a em LOJA DE DEPARTAMENTOS,sediada na Av. 14 de Dezembro ,  atendendo assim  a população ansiosa de novidades  . Os moradores  de Caieiras até então   precisavam  se locomover  até a Lapa, para fazerem suas compras, e perdendo horas e horas  para a “viagem” pois, os horários dos trens  eram escassos e lotados .
Atendiam assim, a demanda cada vez maior da população à procura dos mais variados artigos ,apresentando  sempre as últimas novidades e tendências da moda  .

A Câmara Municipal de Caieiras , em 14 de Dezembro de 1985,conferiu o “Diploma de Honra ao Mérito” a Afonsina Schirmanoff  pelos serviços  prestados na Emancipação do Município de Caieiras, conforme requerimento nº11/85 , de 12 de Fevereiro de 1985 , de autoria de Névio Dártora  e Nelson Urtado . Colaboraram e participaram sempre, de todos os eventos realizados na cidade de Caieiras

Dona Afonsina, faleceu aos 86 anos de idade, no dia 29 de março de 2007, sendo sepultada  no Cemitério das Saudades em Caieiras.


Deixando  três filhos  e os seguintes netos :

1-Marilena Schirmanoff Cavalhieri(70) casada com Roberto dos Santos Cavalhieri,  sem filhos.

2-Sergio Schirmanoff( 67)  casado com   Aparecida Maria da Silva Schirmanoff com duas filhas ;

(a)Melissa Schirmanoff (37) casada com Alexandre Augusto Ferrazo Pastro com 3 filhos :  Mirelle Schirmanoff Glugliemim.      (nasc.12-06-2002)
                          Maiara Schirmanoff  Ferrazo Pastro ( nasc.27-05-2009)
                          Nicolas Schirmanoff  Ferrazo Pastro ( nasc.27-12-2011)

(b)Larissa Schirmanoff (32 )  casada com Carlos Roberto Do Amaral Leite , com 1 filho:                 Breno  Schirmanoff Leite  (nasc. 27-04-2008)

3- Cezar Schirmanoff (61) casado com Raquel Alonso Schirmanoff , com     três filhos :

a)Sarah Alonso Schirmanoff (33) casada com Icaro Roberto De Faria  com um filho :         Heitor Schirmanoff de Faria                  (nasc. 09-10-2012)

b) Samara Alonso Schirmanoff Cesar (32 anos) casada com Alexandro Santos Cesar ,  sem filhos

c) Samuel Schirmanoff (30) casado com Erica  Freitas Ventura Schirmanoff  com um filho:          Raphael Freitas  Ventura Schirmanoff    (nasc.24-07-2005)


Pesquisador e historiador genealógico
Celso Dartora
[email protected]