Versão para impressão

05/02/2021
Lixão:O povo pretende protestar

A ampliação já foi rechaçada pelo povo em audiência pública, e daí?

Notícias vindas de bairros ao redor do lixão da Essencis dão conta que a população local pretende dirigir-se à Prefeitura de Caieiras para protestar contra o lixão, o prefeito lagoinha teria feito promessas de dar um jeito no lixão. Cheiro fétido, gases nocivos a saúde, armazenamento de resíduos tóxicos como lama de mercúrio, etc. tudo é enterrado là. O projeto eia-rima inicial do centro de tratamento tecnológico de resíduos de primeiro mundo, simplesmente virou um aterro sanitário, foi literalmente esquecido.

O aumento da capacidade de armazenamento vertical foi solicitado a tempos e rechaçado pelo povo.Entretando não se sabe se a empresa conseguiu a autorização e pôs em prática a ampliação, o certo é que o passivo ambiental continua a crescer sem providências das autoridades municipais, estaduais e federais.

Enterra-se lá centenas de milhões de reais em resíduos reciclaveis, exemplo de atividade pouco inteligente, e pior, com a conivência das autoridades públicas que parecem gato de armazém ficam dormindo em cima do saco, prometem na campanha eleitoral depois esquecem pelos mais variados e convincentes motivos.O novel prefeito lagoinha está com uma batata quente nas mãos, vamos ver qual sua solução para os caieirenses pararem de ter sua saúde prejudicada pelos gases tóxicos do lixão, principalmente crianças e idosos.

A tempos atrás houve uma CPI na Câmara Municipal para apurar as irregularidades do lixão, a Comissão presidida pelo vereador Panelli chegou a espantosa conclusão que a empresa Essencis pagava seus impostos em dia. Haja cara de pau.

Leia abaixo a ata da audiência pública que cita o Consema mas não cobra suas determinações feitas para liberar o funcionamento do lixão, na época CTR da Cavo - 

http://www.caieiraspress.com.br/editorial.php?acao=ver&id=4591


Edson Navarro - Economista