Versão para impressão

25/03/1988
Ed. 355 - Prédio do antigo cinema de Caieiras

Durante muitos anos a única diversão em Caieiras foi assistir aos seriados no cinema, que muita gente não sabe que existiu.

No prédio da foto (telhado mais alto) funcionava o cinema mantido pelo Sr. Domingos Toigo, muitos filmes de sucesso na época foram lá exibidos e com uma curiosidade, entre um rolo e outro de filmes as luzes se acendiam para o operador da máquina carregá-lo novamente.

João Decresci (João Cuíca) foi seu gerente durante longos anos, cuidando de colocar a rapaziada da bagunça para fora quando estes se excediam no rapé e pó de mico.

Muitos casos curiosos aconteceram no velho cinema, como uma moça que se jogava no rio com freqüência só para o namorado tirá-la da água, os barulhos no mezanino depois que a sessão terminava e que eram atribuídos a fantasmas, e rígida norma de início da sessão: enquanto o Sr. Domingos e sua família não chegassem não começava o filme.

Quantos casamentos não começaram ali? Quantas histórias o velho cinema patrocinou? Afinal o futebol era a única diversão dentro da Cia. Melhoramentos, graças as intrépido Domingos Toigo.

Jornal A Semana