Versão para impressão

01/07/1989
Ed. 412 - Queda na rede elétrica causa tumulto nos trens da CBTU

Na manhã do dia 13 - 06h10 - todos os trens que se encontravam antes da estação de Jaraguá pararam em conseqüência da queda da rede elétrica u acabou prejudicando o tráfego em Perus, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato e demais cidades até Jundiaí, causando muita confusão nessas estações.

Como já ocorreu em outras vezes as pessoas - que superlotam os trens nesse horário - ficaram desesperadas por não conseguirem chegar ao trabalho, já que nossa região é precária em transporte urbano, contando apenas com o trem para transportar os trabalhadores para o centro de São Paulo e demais bairros industriais.

Esse desespero acabou por causar um quebra-quebra, inicialmente os passageiros que estavam na composição que ficou parada entre Caieiras e Perus colocaram fogo em um dos vagões, em Caieiras iniciou-se o apedrejamento de um trem que já estava parado há quase uma hora, mas a Polícia Militar chegou e atirando para o alto conseguiu conter a agitação. Não foi registrado nenhum caso de violência física, nem por parte dos passageiros nem dos policiais que mais tarde contaram com o reforço de dois batalhões da Tropa de Choque, conforme informou o comandante Cap. Cleodir.

Caieiras, que dificilmente fica com as ruas cheias, amanheceu movimentada e com muitas pessoas que tentavam voltar para o trabalho ou para casa, apesar da deficiência de ônibus, já que não pudemos contar com os da CMTC, pois a prefeita de São Paulo, Luiza Erundina, não envia mais os ônibus municipais.

Os trens voltaram a correr à partir das 8 horas, mas apenas em uma linha, sendo puxados por máquinas a diesel. Somente a tarde a rede elétrica foi consertada e a situação se normalizou.

Jornal A Semana