Versão para impressão

15/05/1992
Ed. 473 - Desafio público ao Dr. Milton

Nas últimas semanas alguns dos jornais locais publicaram reportagens afirmando que o correspondente da Agência Estado em Franco da Rocha e região, Sandro Barbosa e o jornal O Estado de São Paulo, estavam sendo levianos ao fazer reportagens denunciando irregularidades ocorridas nos concursos públicos realizados em Caieiras.

Segundo esses jornais e o prefeito da cidade, Milton Ferreira Neves (PMDB), as denúncias feitas pelo Estadão são mentirosas. A bem da verdade cabe-me fazer algumas considerações a respeito disto. O Grupo Estado é hoje um dos maiores, melhores e mais respeitados grupos de comunicação existente no país, uma posição conquistada em 113 de um trabalho comprometido principalmente com a verdade. Para que uma denúncia seja feita através da Agência Estado, a maior e principal agência de notícias do país com mais de 300 clientes espalhados por todo Brasil e com um público receptor de seus trabalhos estimado em 25 milhões de pessoas, a informação é devidamente checada com fontes diferentes e com documentos e declarações que comprovem o que vai ser escrito. Este princípio também é adotado nos jornais. O Estado de São Paulo, no jornal da Tarde e nas rádios Eldorado AM e FM.

Assim feito às denúncias do Esquema PP na Petrobrás e nas denúncias dos concursos públicos de Caieiras.

No caso específico desta cidade, o anúncio dando parte do resultado do concurso foi publicado com dois meses e 15 dias de antecedência à divulgação do resultado oficial.

A documentação foi recolhida, checada, documentada, preparada pela Agência Estado enviada ao jornal O Estado de São Paulo, onde ela passou pelo crivo do editor de Interior, Eduardo Martins, e pela Direção de Redação, exercida por Aluízio Maranhão. Somente então é que a informação foi impressa nas páginas do Estadão. Além disso, cada um dos mais de 300 clientes da AE recebeu as reportagens.

Com bases nestas denúncias, o morador de Caieiras, Rui Florêncio da Silva, entrou com uma denúncia crime no Fórum de Franco da Rocha, que se transformou em um processo judicial. Entretanto, alguns dos jornais locais, sem verificar devidamente o caso, aceitaram as palavras de Neves e publicaram reportagens afirmando que tudo o que foi dito pela Agência Estado e pelo jornal O Estado de São Paulo é mentira. Diante destas informações cabe-me fazer um desafio público ao prefeito de Caieiras, Milton Ferreira Neves, e a estes jornais.

Vou fazer uma série de afirmações como fiz nas reportagens publicadas pela AE e pelo Estado. Dou uma semana para estes jornais e para o prefeito provarem que elas são mentirosas. Se o fizerem, eu, Sandro Barbosa, peço demissão da AE e do cargo de Editor de A SEMANA. Caso o prefeito não a consiga desmentir desafio-o publicamente a renunciar do cargo de prefeito municipal de Caieiras, bem como seus assessores e parentes. Aí vão as afirmações: 1) Na reportagem divulgada pela AE, afirmou-se que um anúncio publicado no Estadão dava parte do resultado do concurso público com mais de dois meses de antecedência. Prove que é mentira. 2) Também é dito nas reportagens, que passaram no concurso os filhos do prefeito Hamilton Ferreira Neves, no cargo de Supervisor de Comunicação Social, Isaura Ferreira Neves Pereira no cargo de Engenheira Agrônoma, além de seu genro Edílson Marcos Targa Pereira, como comprador técnico. Prove que eles nunca ocuparam tais cargos na Prefeitura de Caieiras. 3) Na edição nº356 do jornal A SEMANA o então candidato Milton Ferreira Neves prometia que se ganhasse a eleição, não colocaria parentes na prefeitura. Prove que o senhor não colocou. 4) O Ex-prefeito de Caieiras, Sr. Nelson Fiore é candidato a prefeito pelo partido ao qual sou filiado. Prove que isso é verdade. Todas as provas devem ser documentadas. Está lançado então este desafio público. Chegou a hora de mostrar ao povo de Caieiras quem na verdade é mentiroso.

SANDRO BARBOSA DE ARAÚJO

Jornal A Semana