Versão para impressão

15/05/1992
Ed. 473 - II - E tem mais... Canecão: empreiteiro é sobrinho da primeira dama

CAIEIRAS – Apesar do artigo 110 da Lei Orgânica Municipal de Caieiras proibir os parentes do prefeito, vice, vereadores e servidores municipais de contratar com a prefeitura, a Construtora Pérgula Ltda., de propriedade do empresário Cláudio Lobo Chaib, sobrinho da Primeira Dama e vereadora Afdóquia Chaib Ferreira Neves (PMDB), está conseguindo concluir uma das maiores e mais caras obras do atual prefeito da cidade, Milton Ferreira Neves (PMDB): o Centro Cultural. Durante toda a sua campanha visando a prefeitura de Caieiras, Neves prometeu reformar o prédio do antigo Canecão, construído na década de 70 pelo então prefeito Gino Dártora, e transformá-lo em um Centro Cultural. Assim que assumiu a prefeitura em 1989, Neves começou a estudar junto ao Departamento de Obras as possibilidades de iniciar a reforma do prédio. Em fevereiro do mesmo ano, Lobo criou a Construtora Pérgula Ltda., possivelmente por orientação de Neves e de sua tia Afdóquia, que teriam lhe garantido obras a serem realizadas em Caieiras. O capital inicial da empresa era de NCZ$10 mil.

Em novembro de 1990, a prefeitura de Caieiras abriu uma concorrência pública para a reforma do prédio do antigo Canecão. Apesar de seu parentesco com a primeira dama e vereadora Afdóquia e com quatro funcionários municipais, filhos do atual prefeito, ter um capital extremamente modesto para os padrões da época e nenhuma obra de grande porte, a construtora de Lobo conseguiu vencer a concorrência de quase CR$500 milhões, em valores da época.

ACABAMENTO: Atualmente a reforma do prédio do antigo Canecão está orçada em cerca de 1 bilhão, e se encontra em fase de acabamento.

A prefeitura local já está contratando os funcionários que irão trabalhar no Centro Cultural, que o prefeito Milton Ferreira Neves promete inaugurar no próximo mês de setembro.

Jornal A Semana