Versão para impressão

07/08/1984
Ed. 174 - Hospital Regional de Caieiras, onde está a fraude?

Em resposta lacônica pela imprensa, o Ministro Jarbas Passarinho disse não estar convencido do resultado das sindicâncias que apuram fraude contra a previdência social em diversos hospitais do País, entre eles o de Caieiras.

"A lama foi jogada e agora compete ao Sr. Ministro mostrar ao povo e, sobretudo provar as acusações que fez, sob pena de ficar desacreditado. O assunto de forma nenhuma pode ficar no esquecimento como se nada tivesse havido, o ato de lesar o patrimônio público é muito mais que crime, é atentar contra o povo brasileiro, dessa forma resta ao Ministro apenas dois caminhos, o da retratação pública ou a prova do que disse", garantia o diretor de um dos Hospitais acusados por Passarinho, na semana passada.

Quanto ao caso específico do Hospital de Caieiras e a declaração do Ministro sobre os atendimentos que faz, 60.000 para uma cidade de 25.000 habitantes, bastaria S. Excia. ficar algumas horas no plantão de atendimento para certificar-se da quantidade de brasileiros doentes que procuram a instituição hospitalar, e a doença maior está bem estampada no rosto de cada um, sobretudo das crianças, má qualidade de vida, subnutrição, miséria mesmo.

O Hospital atende não só a Caieiras, mas toda uma região extremamente carente, que, aliás, reflete bem a situação do país, e se considerarmos essa amostragem o número de atendimentos mencionados (60.000) está dentro do razoável, razoável é claro para a situação de penúria que nosso povo vive, onde o hospital muitas vezes funciona como último recurso alimentar para tratar da subnutrição, uma vergonha para todos.

Jornal A Semana