Versão para impressão

06/09/1895
Ed. 228 - Vereadores vão inquerir a administração de Caieiras (e o Prefeito acha bom)

Onze vereadores da Câmara de Caieiras decidiram convocar uma comissão de inquérito para apurar as possíveis irregularidades cometidas pela prefeitura de Caieiras ao longo da administração de Nelson Fiore.

Essa comissão de inquérito, que atuará a partir da próxima terça-feira, fará um levantamento dos gastos da Prefeitura averiguando o procedimento e as contas do executivo, a fim de detectar as irregularidades que afirmam existir, ao contrário do que poderá parecer, o Prefeito Nelson Fiore não se mostra avesso à medida. E mais: ele próprio teria “exigido essa providência, como uma maneira de fazer com que os vereadores sejam esforçados a provar as irregularidades que denunciam ou retratar-se diante do exercido e da comunidade”.

A desarmonia

Quando o pensador político do séc. XVIII, Montesquieu, fez a apologia da divisão dos Poderes em Executivo, Legislativo e Judiciário, pretendeu que esses funcionassem em perfeita harmonia. Em Caieiras vem ocorrendo exatamente o contrário, ou seja: o Executivo (a Prefeitura) parece agir como se o Legislativo (a Câmara dos Vereadores) não existisse. Essa é a opinião do vereador Milton Valbuza que acusa o prefeito Nelson Fiore de não atender as reivindicações dos vereadores. O interesse do prefeito não é o de atender às necessidades dos Caieirenses e sim dar empregos às pessoas que prometeu – acusa ele.

Segundo o vereador Milton, ainda a Prefeitura é um verdadeiro “cabide de empregos” gastando hoje cerca de 450 milhões de cruzeiros somente coma a folha de pagamento dos funcionários.
Já na opinião do vereador Névio Dártora, essa desunião deve-se às dissidências dentro do PMDB, de um lado estão os que apóiam o prefeito: Antonio Molinari, Vanda Matiazzo, Edson Martins dentre outros: por outro lado estão os vereadores Névio Dártora, Milton Valbuza e José Lira que se contrapõem ao prefeito.

Segundo o prefeito Nelson Fiore, os vereadores que fazem acusações sobre ele, nada pretendem senão perturbar a sua administração. “Eu me recuso a dialogar com esses indivíduos até que provem as irregularidades das quais estão me acusando” – afirma o prefeito. “Eles não estão contra mim, e sim contra o povo” – acrescenta Nelson Fiore dando dois exemplos: Alguns vereadores reteram por 60 dias, na Câmara Municipal, um projeto para a construção de uma ponte no Bairro das Laranjeiras fazendo com que o seu custo passasse de 46 para 98 milhões de cruzeiros”. Em 1984 – continua ele – foi para a aprovação da Câmara um projeto de saneamento básico para o Bairro do Serpa e eles simplesmente votaram contra, concluiu ele.


Jornal A Semana