Versão para impressão

Dezembro de 2004
Música acompanhava o progresso

Em 1920, no início das atividades da Fábrica de Papel, o material utilizado na fabricação era todo importado, transportado da estação ferroviária até a indústria, passando pelo Rio Juquery.

Tempos depois, foi construída pela Cia Melhoramentos de S. Paulo, uma estrada de ferro até o bairro de Bom Sucesso, depois passando pelo entroncamento que ligava aos bairros do Monjolinho e Calcárea.

Aproveitando a obra realizada, duas vezes ao ano, a companhia dispunha de duas locomotivas a carvão com 10 ou 15 vagões abertos para passeios de funcionários, familiares e visitantes. O trajeto ia da Fábrica de Papel até o bairro Bom Sucesso. Era disponibilizado um barril de chope para cada vagão.

Em um percurso com cerca de 30 quilômetros entre ida e volta, que durava o dia todo, o trem andava bem devagar para que os populares pudessem admirar a pai-sagem local, saboreando lanches e bebidas ao som das melodias executadas pela Corporação Fábrica de Papel. Ela ocupava a composição do meio para que a música fosse ouvida por todos.

 
 

Evidência

A famosa festa de Nossa Senhora do Rosário, na área da Companhia Melhora-mentos, ocorria todos os anos, na década de 30 e promovia euforia na comunidade caieirense. Os populares se divertiam com as atrações programadas, mas o que despertava de fato a atenção do público era a apresentação das bandas musicais da cidade.

Em um ano de comemoração, Sergio Valbusa contou que a Banda Musical de Francisco Assis tocava o clássico "Traviata" de Joseph Verdi, quando o 1.º clarinete, que deveria fazer o solo, não entrou para executar a composição. Como Sergio, na época com 11 anos e recém integrante da banda, conhecia de cor a sinfonia fez todo o solo no trompete.

"O maestro Francisco ficou procurando quem estava fazendo o solo, mas não me viu porque eu era muito pequeno. Terminado a música, ele me descobriu, me carregou no colo e o público ficou aplaudindo sem perceber a troca de instrumento e músico", relatou Sergio.


Regional News