Versão para impressão

Dezembro de 2004
Artistas da região pintam Caieiras

Pintores, que fazem parte da história do município, passaram imagens marcantes para os quadros, eternizando a época.

As imagens marcantes de Caieiras não ficam apenas guardadas na memória dos munícipes ou nas fotos de arquivo. Os artistas da região expressam o sentimento de carinho pela cidade nas paisagens retratadas em telas e quadros espalhados pelas casas dos antigos moradores e de colecionadores de arte.

Alguns artistas moram em Caieiras, outros estão nas cidades vizinhas e, mesmo assim, não deixam de relembrar os antigos pontos que marcaram décadas anteriores. Eles sentem tristeza por estes locais não conservarem o estado original, razão pelo qual as tintas formam retratos antigos pintados nas telas.

Para a artista "prática", como se autodesignou Zenaide Massimelii da Silva, 70, antiga moradora da Melho-ramentos, enfatizar a história da cidade por meio da arte é como se estivesse vivendo a época. "Pintei o forninho para homenagear a cidade, sinto saudades da época", disse Zenaide.

A saudade é o real motivo de os artistas retratarem o antigo. "Todos os domingos eu ia à missa das 6 horas da igreja São José. O quadro da capela é uma homenagem ao antigo bairro que fez parte da minha vida", contou a moradora.

Esta celebração não ficou restrita aos munícipes cai-eirenses, a artista plástica por formação Lúcia Carbajo Massaia de Arruda, 49, pintou uma residência da Ave-nida dos Coqueiros criando a mesma imagem com as araucárias da Nova Caieiras, uma pintura em óleo sobre tela. "Utilizei imagens de 1992 como referência e busquei fazer, em meu quadro, uma montagem de duas fotos por eu preferir colocar um pouco da minha arte, não sendo fiel ao retrato", explicou Lúcia.

O que começou com apenas uma encomenda, agora tornou-se um desejo do operador de máquinas, Antônio Virgílio, 53, que pratica a arte como "hobby". Ele fez o primeiro quadro e gostou de pintar paisagens municipais. Uma familiar de Virgílio, antiga moradora no bairro da Fábrica, solicitou que pintasse a residência para guardar como lembrança. "A pintura é referente a uma antiga casa na Melhoramentos, vista num livro histórico que mostra Caieiras."


Regional News