Versão para impressão

Dezembro de 2004
Obreiros da vida eterna

Presidência da Socec contou um pouco sobre a história do primeiro centro espírita da cidade, fundado em 1948, no Cresciúma.

O primeiro centro es-pírita de que se tem notícia em Caieiras era chamado "Obreiros da Vida Eterna". Fundado em 1948, era presidido por Inácio Augusto Soares e a sede ficava na Rua dr. Armando Pinto, n.º 591, no Cresciúma. A paralisação do atendimento se deu no segundo semestre de 1997.Paralelo aos trabalhos dos Obreiros, em 19 de abril de 1997, começou a funcionar a Socec, Sociedade de Cultura Espírita de Caieiras, na Rua Santo Antonio, n.º 58, no Jardim São Francisco.

A novidade se deu quando a última presidente do Obreiros, identificada apenas como Aparecida, teria entrado em contato com a diretoria da Socec e convidado os dirigentes a ocuparem o espaço físico até então utilizado pelo centro, na Rua dr. Armando Pinto. As informações são da vice-presidente da Socec, Ozélia Krolikowski. Segundo ela, em abril de 1999 foi assumido o novo endereço, onde permanece até hoje, com reuniões semanais.

A Socec é uma instituição voltada para o estudo e a divulgação da doutrina Espírita, codificada pelo francês Allan Kardec. Conta com cerca de cem freqüentadores, tem como presidente Lauro Krolikowski e entre as atividades desenvolvidas oferece palestras públicas, estudos doutrinários, evangelização infantil e de mocidade, terapia do passe e grupo de apoio aos alcoólicos e familiares.

Sob a mesma filosofia doutrinária, é conhecido na cidade o Hospital Espírita Fabiano de Cristo, localizado no bairro de Laranjeiras. Entretanto, a unidade não oferece ensinos doutrinários em Caieiras, apenas o atendimento na área de saúde.


Regional News