Versão para impressão

Dezembro de 2004
Padre Humberto ampara a comunidade

O desenvolvimento da comunidade da Vila Rosina, em Caieiras, foi acompanhado pelo padre Humberto por 20 anos.

Batizado como Jan Hubert Jongen, o padre holandês está com 97 anos e sempre teve uma participação direta na vida religiosa e social dos moradores do bairro.

Um dos trabalhos desenvolvidos pela equipe cristã foi o de distribuir sopa nutritiva para a população de risco social.

As famílias recebem assistência espiritual e material. Para o padre Humberto, há muitas possibilidades de ajudar a comunidade carente da cidade. "Muitas vezes eram feitas visitas de distribuição de pão e leite", disse o clérigo.

Tendo sua Ordenação Sacerdotal em 1933, aos 26 anos, na Holanda, Jongen relembrou as viagens que fez pelo mundo. Durante 20 anos esteve entre a Áustria, Alema-nha, Bélgica, França, Suíça e Itália. Chegou ao Brasil pela primeira vez em 1969, no Jardim Rincão, em Perus.

Nove anos depois mudou-se para Caieiras. A convite do padre José César, passou a atuar no Portal das Laranjeiras e na Vila Rosina.

As missas do Santuário Diocesano Nossa Senhora Virgem dos Pobres começaram a ser rezadas pelo padre Humberto em 1983. No período de duas décadas, o pá-roco congregou a comunidade da Vila Rosina. Em janeiro de 2002, o padre Humberto retornou para a Holanda.

As saudades do município e da fé intensa dos habitantes foram os motivos que trouxeram de volta o padre, em 21 de outubro deste ano. Nesse momento de união com os moradores de todas as classes sociais, ele comemorou o fato da paróquia conseguir arrecadar mantimentos para serem distribuídos entre as famílias carentes da comunidade.

Apoios religioso, social, material e educacional foram as metas principais em toda a caminhada do padre em Caieiras.

Com a fala devagar e mansa, pacientemente, o padre se esforçou para se lembrar da trajetória junto aos habitantes. "Em um dia de São Cristóvão, dezenas de motoristas traziam seus carros para abençoar", relembrou.

Pequenos gestos sacerdotais fizeram da Vila Rosina uma comunidade unida, que desse conjunto de solidariedade incentivou o padre Humberto a fundar uma associação nomeada de Casa do Pai.

Casa do Pai será construída

 

Não bastando as atividades diárias da equipe paroquial, o padre Humberto decidiu iniciar a construção de um centro educacional e religioso, onde poderão conviver jovens de todas as raças e classes sociais, batizado de Casa do Pai. "O fim do ensino não dá possibilidades ao jovem de entrar no mercado de trabalho, deixando-os na rua. Então, voltei da Holanda para abrigá-los dando café, amizade, cursos profissionais e biblioteca", explicou o eclesiástico.

O objetivo dessa fundação é amadurecer o adolescente construindo uma formação jovial humana. Não seria um seminário, muito menos um colégio qualquer, mas um brasileiro cristão e digno de moral na comunidade. Ainda em fase de construção, "a Casa do Pai estará aberta para jovens, sem distinção religiosa e de raça. Basta ter conduta adequada", disse Jongen.

Personalidades influentes de outros países também tiveram participação na construção da Casa, conforme relatou o padre. Os abrigados poderão participar de cursos preparatórios de informática, culinária, aulas de reforço, entre ou-tros cursos específicos.

A Casa do Pai está sendo levantada paralelamente ao Santuário Diocesano Nossa Senhora Virgem dos Pobres. Um salão extenso no térreo serve de apoio às quatros salas superiores que receberão os jovens. Divisórias repartirão os abrigados durante as aulas.

"Ficaria difícil realizar essa idéia morando na Holanda, então decidi voltar para ajudar no desenvolvimento da comunidade da Vila Rosina", concluiu o padre Humberto.


Regional News