Versão para impressão

Dezembro de 2004
Imigrantes construíram a história

Descendentes de diversas nacionalidades vieram para Caieiras. A partir da chegada deles, a cidade foi se delineando.

Dentre outras, a família Casarotto, de procedência italiana, uma das mais antigas de Caieiras, chegou ao Brasil em maio de 1891. O primeiro a pisar em terras brasileiras foi Girolamo Casarotto, aos 24 anos, acompanhado da mulher Maria Casarotto e do filho Luigi, de apenas um ano. Cinco meses depois, os pais Luigi e Margherita Casarotto, também chegaram ao país.

Conhecida por vários po-pulares, a família morou no Monjolinho durante 78 anos. Com o passar dos anos nasceu Francisco Casarotto, filho de Geronymo Cazarotto e Maria Patrocine Cazarotto que, ao se casar com Italia Tasca, em 1920, teve sete filhos, sendo cinco homens e duas mulheres.

Com nomes marcados nas ruas, avenidas e praças, os que fazem parte da família se orgulham do sobrenome. "Sabemos que nossa família por onde passou fez história. Seja pelo desempenho em trabalhar ou na vida pública", disse Zoraide Casarotto da Silva, 78, mãe de cinco filhos, 13 netos e dois bisnetos.

Para Elza Casarotto, 83, moradora no bairro do Serpa, a família criou sua identidade pelo carinho e outras qualidades que demonstravam aos amigos. "Naquela época todos os moradores do Monjolinho eram uma família. Festas e outros eventos serviam de confraternização, não só de uma única família, mas de todos os moradores", destacou Elza, mãe de oito filhos, 13 netos e 6 bisnetos.

Na vida pública os Casarotto tiveram um representante do povo na Câmara Municipal de Caieiras. Alfredo Casarotto, foi vereador durante a gestão de 1960 a 1963. Na ocasião a Cidade dos Pinheirais era administrada por Gino Dártora.

 

 


Regional News