Versão para impressão

Dezembro de 2004
A arte de preservar a memória e a história

Acolhedora, hospitaleira e em franco crescimento, a cidade de Caieiras está mudando suas características dia a dia, ano a ano.

De origem pacata e familiar, aquela cidadezinha, que começou muito antes de sua emancipação há mais de um século, com a chegada de uma fábrica de papel, tinha em seu seio, o conceito de uma grande família formada por operários.

Naquele tempo, os trabalhadores se juntavam e formavam, a cada festa, a cada celebração, a tradição que compôs famílias e, conseqüentemente, a história que hoje começa a se perder em razão do passar do tempo e da crescente perda de personalidades, cujo conhecimento ficou guardado em suas memórias e no coração por anos a fio.

Em se tratando de tempo de existência, a cidade é nova, tem apenas 46 anos de idade. Contudo, em um período muito curto, o progresso parece ter dominado a geografia daquele então município tra nqüilo, dando lugar a um pólo industrial de porte médio, prestadores de serviços e mão de obra especializada, responsáveis por avassalar a memória e raízes de um princípio que está cada vez mais difícil de serem resgatadas e contadas.

Com esse crescimento, Caieiras vai sofrendo as influências de outras culturas e se adaptando a uma nova realidade que tendencia, cada vez mais, ao abandono de sua identidade.

Fatos e fotos, ainda ocultos por alguns memoráveis participantes dessa grande família, sinalizam para a falta de sensibilidade no desperdício, sem remorsos, documentos e informações imprescindíveis à perpetuação e características exclusivas acerca do princípio e evolução do povo que construiu a "Cidade dos Pinheirais".

A carência cultural transcende, não só os que ajudaram a construir a cidade, pessoas comprometidas com a consciência e idealismo ímpar, mas àqueles que se empenham em manter viva a história de forma coerente e fiel, todos, fragilizados por não ver sequer uma ação em busca de conservar os patrimônios históricos que ainda restam como prova de sua origem, assegurando a altivez dessa brava gente que hoje relembra, com saudade, os velhos tempos que fizeram arquivos imortais.

Na vanguarda, o jornal Regional News conquistou, fez e faz valer, com seriedade, dedicação e investimento, o resgate desse compêndio valioso e único, capaz de buscar, cuidar e zelar de tudo isso que traduz e compõe os mais puros anseios desses que ainda têm no coração, a memória viva alinhavada por essa gente de garra, com o orgulho de ter, como sustentação, a riqueza daqueles que trazem no peito o calor da vida caieirense.


Regional News