Versão para impressão

Dezembro de 2004
Caieiras, 46 anos de idade e outras décadas de história e recordações

Para a "Cidade dos Pinheirais", dezembro registra a nostalgia do passado, mas também é mês de festa e de realizações, progresso e boas novas

O aniversário de Caieiras tornou-se referência, não apenas pela data de sua emancipação político-administrativa, mas também em razão de seu povo tradicional, responsável pelo movimento que deu início ao processo de independência, da até então filha de Franco da Rocha.

Com geografia identificada por grandes fazendas, a Companhia Melhoramentos, fábrica de papel centenária que foi adquirida em 1890 pelo Coronel Antonio Proost Rodovalho, cedeu moradia aos empregados que foram formando famílias, fundamentais para relembrar a história que hoje se conta.

Caieiras, 1894; Distrito de Paz de Caieiras, 1939 e Município de Santo Antonio de Caieiras, em janeiro de 1958, foram os nomes inspirados para a cidade. Tais nomenclaturas deram-se em razão dos fornos de cal, ponto de identificação comum nas sugestões, até que houve a definição, junto à comissão de emancipadores, em março de 1958, de que seria apenas Caieiras.

Alcunhada recentemente como "Cidade dos Pinheirais" por conservar uma plantação significativa de pinheiros, o município conseguiu preservar, em meio ao progresso inevitável, celebridades que fazem questão de manter viva a história e a identidade da estrela Caieiras, que completa 46 anos em 14 de dezembro de 2004.

 

 


Regional News