Versão para impressão

04/08/2008
Suco de frutas e diabetes

Noticias

Nutrição
30/7/2008 - UOL

No que diz respeito a dietas ideais para a saúde, existem diversas opiniões. Desde a dieta dos carboidratos até a macrobiótica, as contradições reinam. Porém, há uma opinião unânime nessa área: alimentação baseada em menos calorias é algo imprescindível. E isso parece implicar na nova corrente que vai contra sucos artificiais, ricos em açúcares, e a favor de peixes e verduras.



Muitas pessoas tendem a pensar que tomar um refresco artificial é o mesmo que ingerir uma fruta ou um refresco natural. Um estudo mostra que ingerir estas bebidas aumenta os riscos de diabetes. A dieta dos japoneses, rica em peixes e vegetais, parece ser eficaz no que diz respeito ao bom funcionamento do corpo - são o povo com menor incidência de doenças cardiovasculares.



Médicos da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, desejam descobrir a causa do aumento da diabetes tipo 2 no país e sobre a população afro-americana. Três pesquisas, realizadas ao longo de dez anos com 59.000 mulheres negras, comprovaram que as participantes que consumiram refrescos açucarados todos os dias tiveram 24% a mais de ocorrência da doença do que as que ingeriram as bebidas, no máximo, uma vez ao mês.



"Os sucos açucarados têm tantas, ou mais, calorias do que refrigerantes. As pessoas deveriam se conscientizar de que essas bebidas não são uma alternativa saudável aos refrigerantes", concluem os autores da pesquisa na publicação "Archives of Internal Medicine".



Mais de 20% dos carboidratos consumidos diariamente nos EUA e 10% da ingestão total calórica são provenientes do xarope de milho - utilizado desde os anos 70 para edulcorar comidas e bebidas, segundo editorial do endocrinologista Mark Feinglos e da nutricionista Susan Totten.



Vitamina C e ômega-3



Quando se consomem frutas e verduras a incidência de diabetes cai bastante. Questionários e análises realizadas com 22.000 cidadãos de Norfolk, na Inglaterra, mostraram que quanto mais insumos naturais ingeridos, maior é o nível de vitamina C no sangue e menor o risco de desenvolver a doença.



"Os ácidos graxos presentes em ômega-3 previnem bem contra doenças cardiovasculares", explica Akira Sekikawa, principal autor da investigação, na qual o estudo foi baseado na dieta japonesa, rica em peixes e, portanto, em ômega-3.

www.portaldiabetes.com.br