Versão para impressão

27/08/2008
Especialista ensina como usar sutiã da forma correta

Elas querem pernas torneadas, bumbum durinho, abdômen sequinho e a comissão de frente que segure o tranco. E para isso é necessário escolher um sutiã de boa qualidade, que deixe a mama confortável e permita que a pele respire. Isso porque a mama não tem músculos: o que a segura são os ligamentos de cooper e a pele.

Estudos mostram, no entanto, que as mulheres não sabem fazer a escolha correta na hora de comprar essa peça íntima. Uma pesquisa recente feita com 3,5 mil brasileiras revela que 80% delas erram na hora de comprar o sutiã do dia-a-dia. Outro estudo, este britânico, concluiu que com o modelo errado de top ou sutiã os seios podem balançar até 21 centímetros pra cima, pra baixo e para os lados -- isso durante a prática de atividades físicas de impacto.

Maria Helena Vermont, especialista em saúde dos seios, ensina o jeito certo de usar um sutiã. Segundo ela, alças bem ajustadas protegem a coluna e também a circulação nas regiões dos seios. Ela também alerta que as costuras devem ser evitadas e que a peça nunca pode “cortar” a mama, pois isso acaba provocando uma parada de circulação linfática.

Se a escolha for por um tomara-que-caia, a médica torce o nariz. "Tem gente que tem o hábito de usar só esse tipo de sutiã e isso pode fazer uma marca definitiva. Ele puxa a mama pra baixo, o que não é bom e não a segura. Em ocasiões especiais pode até usar, mas evite essa opção", afirma.

Maria Helena também não aprova o uso contínuo de sutiãs turbinados, com bojo, ferrinho e bastante enchimento. Isso porque, explica, a espuma esquenta a mama. E quando os seios transpiram demais a pele perde o tônus, provocando a queda mamária mesmo entre aquelas que não têm muito peito. Por isso, ela ensina: bojo e enchimento só com muita moderação.


G1 com informações do Fantástico