Versão para impressão

14/07/2009
Adiponectina reduz risco de diabetes?





Prevenção
8/7/2009 - UOL

Um estudo da Universidade de Harvard, nos EUA, indica que altos níveis sanguíneos de uma proteína chamada adiponectina, que é produzida por células de gordura, pode reduzir os riscos de diabetes tipo 2. A revisão de 13 estudos, incluindo 15 mil voluntários, mostrou que pessoas com mais altos níveis da proteína – que tem propriedades anti-inflamatórias e aumenta a sensibilidade à insulina – tem menos risco de desenvolver a doença.

Os pesquisadores lembram que uma sensibilidade à insulina reduzida está relacionada ao desenvolvimento do diabetes tipo 2. E os resultados das análises, indicando que uma proteína produzida por células de gordura aumentam essa sensibilidade, ajudam a mostrar que a obesidade sozinha não explica completamente o risco de diabetes.

De acordo com especialistas, os níveis de adiponectina podem ser aumentados com medicação ou intervenções no estilo de vida. E, como “a adiponectina está entre os mais fortes e mais consistentes preditores bioquímicos de diabetes tipo 2”, essa pode ser uma abordagem promissora para prevenção da doença

Portal diabetes