Versão para impressão

17/06/2010
Atletas diabéticos

Noticias

Dicas
12/6/2010 - Portal do Coração

Não existe nenhuma contra-indicação para o diabético praticar qualquer modalidade desportiva pelo simples fato de ser diabético. Existem vários campeões diabéticos, inclusive profissionais, de praticamente todas as modalidades.

Entretanto, o bom senso, dadas as complicações como a hipoglicemia (queda dos níveis de açúcar no sangue), inerentes principalmente aos diabéticos dependentes de insulina, não recomenda atividades como esportes a motor, pára-quedismo, pesca submarina, asa delta, alpinismo, etc... Estas situações poderiam oferecer um risco elevado para o próprio paciente e/ou para as pessoas que estiverem envolvidas nessas atividades.

Os diabéticos devem ser submetidos a um exame fundoscópico anualmente. Os portadores de retinopatia diabética (comprometimento da retina pela doença) devem evitar modalidades com alto componente estático e com alto risco de choques e colisões, como o boxe, fisiculturismo, caratê/judô, luta olímpica, ciclismo, esqui aquático, ginástica, levantamento de peso, montanhismo e windsurfe.

A avaliação clínica merece um cuidado especial tendo em vista o maior risco de complicações macrovasculares (como angina do peito, infarto do miocárdio e derrame cerebral) e microvasculares (como lesão renal e retinopatia). Nos diabéticos é muito freqüente a presença de isquemia miocárdica silenciosa (irrigação inadequada do músculo do coração sem causar sintomas), o que torna obrigatória uma avaliação cardiovascular periódica, inclusive com teste de esforço.

Fonte:SBMEE