Versão para impressão

10/10/2010
Creatina e controle glicêmico

Noticias

Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP).
8/10/2010 - Clirbs

Vejam que boa notícia divulgada pela Universidade de São Paulo (USP).

O uso do suplemento alimentar creatina, aliado a exercícios físicos, melhora o controle glicêmico de pessoas com diabetes do tipo 2. A Anvia liberou recentemente a venda de creatina no Brasil.

Pesquisas da Escola de Educação Física e Esporte da USP mostraram que a creatina ajuda a controlar a taxa de açúcar no sangue, elevada em diabéticos. A segurança do composto também foi comprovada, pois não foram observadas alterações ou sobrecarga das funções renal e hepática nos diabéticos participantes do estudo.

A diabetes do tipo 2 é caracterizada pela incapacidade das células absorverem glicose da corrente sanguínea, o que é explicado pela resistência do organismo à ação da insulina. As principais indicações médicas para o controle da doença são a prática de atividades físicas e o uso de hipoglicemiantes orais.

A pesquisa mostrou que a creatina tem um potencial terapêutico excepcional e pode ser ideal no tratamento de muitas doenças caracterizadas por perdas de força, massa muscular, cognição, massa óssea e sensibilidade à insulina.