Versão para impressão

01/02/2011
Nova droga antiglicêmica é esperança

Noticias

Em estudo ...
26/1/2011 - Isaúde.net

Medicamento reduz a gordura corporal sem afetar o peso ou a ingestão de alimentos, revertendo o diabetes em ratos

Uma droga experimental testada em pacientes com leucemia tem demonstrado um potente efeito anti-diabético em ratos e pode ser valiosa no tratamento de pessoas com a doença, concluíram pesquisadores da Faculdade de Medicina Baylor e do Centro do Câncer MD Anderson da Universidade do Texas.

"Nós tomamos uma droga recém-desenvolvida, que está sendo estudada clinicamente em pacientes com leucemia", disse o doutor Lawrence Chan, professor de medicina, biologia celular e molecular e bioquímica na Baylor. "Descobrimos que ela foi eficaz na reversão do diabetes em ratos. É possível que o papel possibilite o lançamento de estudos com seres humanos de um novo medicamento para o diabetes".

A droga triterpenóides 2-ciano-3,12-dioxooleana éster metil-1 ,9-dien-28-ácido-óico (CDDO-Me) tem potentes efeitos anti-câncer em laboratório e em estudos com animais. Chan e seus colegas colaboraram com dois pesquisadores do MD Anderson, que estão estudando a droga em humanos.

"Eles nos disseram que a droga tem poucos efeitos colaterais ou não exige a dose substancialmente mais elevada que eles usam para o câncer", disse Chan.

Efeitos sobre a diabetes tipo II

Chan e seus colegas estudaram os efeitos da droga em modelos do rato que tem diabetes tipo II. Eles descobriram que a droga reduziu a gordura corporal sem afetar o peso ou a ingestão de alimentos, revertendo o diabetes em ratos diabéticos que desenvolveram a doença após comer uma dieta rica em gordura. O medicamento também melhora a sensibilidade à insulina e a estabilização dos níveis de glicose nos animais.

Eles determinaram que a reversão se deu porque os músculos esqueléticos foram mais sensíveis aos efeitos da insulina.

Fonte: Isaude.net