Versão para impressão

04/11/2011
Calor é perigoso para diabéticos .

Quando pensamos no Verão e nos dias de muito calor, pensamos em férias, praia, lazer e bom tempo. No entanto, o calor e a umidade podem trazer problemas de saúde, ainda mais para quem sofre da diabetes.

Segundo um inquérito dirigido pela Mayo Clinic, dos EUA, os diabéticos não sabem como reduzir o risco de desenvolver doenças relacionadas com o calor. Muitos dos pacientes entrevistados tinham um controle glicêmico ruim durante o Verão, o que também pode aumentar o risco de desidratação.

Menos transpiração maior risco
Os diabéticos correm mais riscos no Verão porque têm uma menor capacidade de suar, fenômeno essencial para regular a temperatura do corpo.

A equipe que dirigiu o inquérito a 152 diabéticos atendidos numa clínica de Phoenix, no Arizona, concluiu que 20 por cento dos pacientes não tomavam precauções até a temperatura atingir os 38º C, apesar de que, quando reunidas determinadas condições de umidade, uma temperatura de 27º C já poder causar uma agravamento das doenças.

Por outro lado, os investigadores verificaram também que, quando a temperatura subia, aumentava o número de diabéticos atendidos nas urgências hospitalares e de mortes causadas pela doença.

O calor é mais perigoso com uma umidade alta já que a combinação tende a reduzir a transpiração, evitando que o corpo resfrie naturalmente.

Também os medicamentos para a diabetes (incluindo a insulina) podem ser danificados pelo calor, dado que os medicamentos perdem a eficácia terapêutica quando expostos a temperaturas elevadas. Contudo, apesar de três quartos dos pacientes entrevistados reconheceram que tinham sido advertidos sobre os efeitos do calor na insulina, poucos sabiam que a temperatura elevada também era um risco para os medicamentos orais (39%), medidores de glicose (41%) e tiras reagentes de glicose (38%).

Portal Diabetes