Versão para impressão

09/05/2012
Exame de próstata

Este assunto ainda é tratado como  tabu entre os homens. É difícil alguém entender o porquê do toque retal, mesmo existindo exame de sangue (PSA), que nos dá indicativos de como anda a saúde da nossa próstata. Sinceramente, já deviam ter inventado algo mais moderno e menos traumático do que o desagradável toque!
Não faz muito tempo, que a  preocupação com esta minúscula glândula do corpo  masculino passou a existir. Realmente tivemos uma grande evolução neste sentido, pois antes se morria de câncer originado da mesma, sem nos darmos conta. Segundo as estatísticas, esta é a segunda causa de morte entre os homens.
Todos os médicos são unânimes em afirmar, que até hoje não inventaram nada mais preciso que o toque. Claro que para nós, trata - se de um assunto desagradável e motivo para  gozações mil. As mais freqüentes são com relação ao diâmetro e o comprimento do dedo “operante” do médico. É comum nos depararmos com amigos elogiando seu urologista, talvez pela cumplicidade existente.
Eu tenho um amigo, um pouco mais velho, que tem tanta vergonha de ir ao medico local bem como de contar quando foi, que prefere se submeter a este exame em São Paulo.  Segundo ele, seria muito desagradável encontrar o doutor em algum restaurante ou ocasião social e, ter de encará-lo. Tento convencê-lo que se trata apenas de um dedo, mas desisti. Hilário mesmo é a fisionomia dos homens da sala de espera do urologista - todos parecem querer dizer  que estão ali por outra razão, mas o corpo fala, às vezes, tranca-se.
Eu por exemplo, tive minha iniciação aos trinta e cinco anos, portanto tenho alguns anos de janela e de toques. No inicio, quando mais jovem, recomendava - se fazer a cada dois ou três anos. Tem gente que acha este tempo longo demais. Tem louco pra tudo!
  Desagradável mesmo é a posição que nos sujeitamos a ficar. Deveriam pelo menos vedar nossos olhos, porque fazer o toque de barriga pra cima olhando para a “cara” do cara, é de matar! Aprendi um truque para não deixar pistas sobre o que estamos sentindo. O truque é demonstrar algum tipo de indignação  durante o toque, mas  nada de exagero, senão soará falso. Neste momento evite dialogar com o doutor, ele poderá perder a concentração e se prolongar na procura daquilo que não perdeu.
Na maioria das vezes este exame dura frações de segundos, mas parece uma eternidade! O momento mais desagradável é nos livrarmos do excesso de vaselina, aliás, não sei por que tanta! Um desperdício! Neste momento queremos virar as costas e sumir!
Para amenizar um pouco a intimidade tenho mudado de profissional a cada dois anos. Na verdade faço uma seleção e um rodízio, entre aqueles que são portadores de dedos pequenos e finos. Já passei por mais de duas dúzias nesses anos de labuta, sempre na esperança de encontrar um que me toque com o dedo “minguinho”, mas foi em vão! É sempre o “pai de todos” que entra em campo.
Gozações à parte! Temos que encarar esta revisão anual como coisa séria, pois todos nós conhecemos alguém que se deu mal, por não ter tomado esta precaução. A recomendação médica é que façamos uma vez por ano depois dos quarenta. Eu recomendo fazer sempre no mês de seu aniversário. É uma forma inteligente de se presentear, não se esquecer do compromisso e continuar na ativa usufruindo os prazeres que a vida nos proporciona.  Correinha, não se esqueça que você fez aniversário em Agosto, vá treinando a sua indignação – não vale repetir a usada na última vez, está muito manjada!
E VIVA A PÁTRIA!
[email protected]


Osvaldo Piccinin