Versão para impressão

10/08/2012
Sete dicas para cuidar do coração.

No dia 5 de agosto foi comemorado o Dia Nacional da Saúde. Para alertar a população sobre os cuidados que devem ser tomados tanto por quem já sofre de algum problema cardíaco ou tem histórico familiar da doença, quanto por pessoas com a saúde em dia, os cardiologistas do Instituto Nacional de Cardiologia de (INC) deram algumas dicas. Para quem não é hipertenso, o ideal é checar a pressão pela menos uma vez ao ano – inclusive crianças. Quem já tiver se aproximado da pressão 130 por 80, deve aferir a cada 6 meses, mesmo que nada sinta. Ir ao cardiologista uma vez ao ano também pode evitar surpresas.

Veja, logo abaixo, 7 dicas para cuidar melhor do seu coração:

1. Não praticar exercícios físicos sem orientação médica.
Atletas de fim de semana devem consultar um cardiologista para garantirem a boa performance durante caminhadas e corridas. Não é proibido que hipertensos, diabéticos e pessoas com doença valvar ou nas coronárias pratiquem exercícios físicos. Porém, estes devem realizar exames clínicos, eletrocardiograma, teste ergométrico e exames de sangue para verificar se a saúde está em dia. Com resultado satisfatório, é só respeitar os limites do organismo.

2. Fazer exercícios físicos regularmente.
É recomendada a pratica de exercícios durante 40 minutos, cinco vezes por semana. O ideal é fazer caminhadas intercaladas com pequenas corridas, hidroginástica, esteira ou bicicleta ergométrica, que vão auxiliar na melhora do condicionamento físico, que deve ser checado periodicamente.

3. Manter o organismo hidratado durante a prática de atividades físicas.
Além de muita água, é indicada a ingestão de isotônicos, água-de-coco, suco de laranja ou de abacaxi com hortelã.

4. Cuidar bem da alimentação.
Na correria do trabalho, muitas pessoas têm o hábito de não se alimentarem com qualidade. É fato que muitos se esquecem de consumir alimentos saudáveis, como saladas e pratos leves. O consumo de gorduras é outro ponto que merece cuidado, pois aumenta o colesterol, que é um dos fatores de risco para o infarto. Algumas receitas que podem ser preparadas em casa como SOS: sanduíche de queijo minas com peito de peru e requeijão light; ou de ricota com passas e cenoura ou beterraba, cruas e raladas; ou de ricota com damasco e peito de peru, pasta de ricota temperada com salsa, cebolinha e alho picado. Outras dicas leves e práticas são as frutas, que alimentam e ajudam a hidratar, como abacaxi, melancia, melão, pera, maça e tangerina. Além de frutas secas, como passas, damasco e ainda as castanhas, que não ocupam muito espaço dentro de bolsas e são muito nutritivas, podem servir de coringa para matar a fome fora de hora.

5. Não fazer dietas sem acompanhamento adequado.
Do mesmo jeito que as pessoas abusam na alimentação, uma atenção especial vai para quem fecha a boca com a intenção de perder uns quilos. Não dê ouvido a dietas milagrosas, que prometem a perda de peso em poucos dias. Fechar a boca para perder peso não é saudável e ainda deixa o organismo fraco, o que pode ocasionar uma hipoglicemia (perda de açúcar no sangue).

6. Cuidar da pressão arterial.
A correria do dia a dia pode elevar a pressão arterial, o que é um perigo para o coração. Quem já é hipertenso deve reduzir o sal e consumir frutas que tenham potássio, como banana, laranja, melão, caju e frutas secas. É importante verificar sempre a pressão e mantê-la sob controle. Algumas dicas são retirar o saleiro da mesa, usar leite desnatado e seus derivados (sem sal), comer peixe pelo menos duas vezes na semana, dar preferência às carnes brancas e carne magra de boi, evitar temperos industrializados, como caldos concentrados de carne e frango, catchup, mostarda, molho de soja e molho inglês.

7. O perigo do estresse.
É importante aprender a controlar o estresse. Uma dica é caminhar diariamente por, pelo menos, 30 minutos. A atividade física com orientação é sempre uma boa aliada.

 

 

 


UOL