Versão para impressão

10/09/2012
10 empresas brasileiras que são mais ricas que muitos países

Mapa - Elaboração: Mariana Boani  

 BB é maior que uma Argentina
São Paulo – O Banco do Brasil encerrou o primeiro semestre deste ano com ativos de 1,051 trilhão de reais, 16,3% maior em relação ao mesmo período do ano anterior.
A cifra coloca a instituição financeira como a companhia com os maiores ativos no país, de acordo com dados da Economática.
O número relevante é maior, por exemplo, que o Produto Interno Bruto (PIB) estimado para a Argentina neste ano. Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), o país sul-americano deve fechar o ano com um PIB de cerca de 960 bilhões de reais.

 
Itaú Unibanco é maior que a Colômbia
O Itaú Unibanco tem o segundo maior ativo entre as companhias brasileiras e encerrou o semestre com 888,8 bilhões de reais, quase 100 bilhões de reais a mais que os seus bens acumulados um ano atrás.
A Colômbia, por exemplo, deve encerrar o ano com PIB de 770 bilhões de reais, segundo dados do FMI. O montante é bem menor que os ativos que o Itaú Unibanco tem acumulado no ano.


Bradesco é bem mais rico que a Venezuela
As instituições financeiras brasileiras lideram o ranking das companhias com os maiores ativos. OBradesco, atrás do BB e do Itaú, somou ativos de mais de 830 bilhões de reais.
A cifra cresceu 20% na comparação com o mesmo período do ano passado e é quase 200 bilhões de reais maior que o PIB previsto para a Venezuela neste ano.
De acordo com dados do FMI, o Produto Interno Bruto do país latino-americano deve crescer 7% neste ano.  A Venezuela deve fechar o ano com PIB de 682 bilhões de reais.


Petrobras compraria o Chile
Se dependesse só de seus ativos, a Petrobras teria dinheiro suficiente para comprar o Chile. Os ativos da companhia encerraram o primeiro semestre do ano em 628 bilhões de reais, 5% maior que o número apresentado no final do ano passado.
Segundo dados do FMI, o PIB do Chile, neste ano, deve somar cerca de 550 bilhões de reais. A previsão de crescimento é de no máximo 10%.

Santander Brasil é maior que o Peru
O Santander Brasil figura como a quarta maior companhia em ativos. O banco encerrou o primeiro semestre deste ano, com bens que somam mais de 420 bilhões de reais, 4% maior na comparação com o mesmo período do ano passado.
Apesar do crescimento porco expressivo, os ativos do Santander são, de longe, maiores que o PIB estimado neste ano para o Peru.
O país deve fechar 2012 com PIB de 375 bilhões de reais, segundo o FMI, 6,3% maior na comparação com o ano passado.

Vale é mais rica que um Equador
Os ativos da Vale cresceram quase 7% nos últimos seis meses, totalizando 253,5 bilhões de reais.
O montante é significativamente maior que o PIB esperado para o ano do Equador, que deve crescer cerca de 10% neste ano e somar pouco mais de 145 bilhões de reais.


BTG Pactual é maior que a Costa Rica
Os ativos do BTG Pactual, banco de André Esteves, cresceram mais de 20% no primeiro semestre do ano, totalizando 117,5 bilhões de reais.
O montante é bem maior que o PIB estimado para a Costa Rica, neste ano, que deve somar cerca de 90 bilhões de reais – 10% maior que o PIB do ano passado.

Oi poderia comprar o Panamá
Os ativos da Oi foram um dos que mais cresceram nos últimos 12 meses entre as companhias brasileiras de capital aberto. A empresa fechou o semestre com ativos de 76,9 bilhões de reais, 196% maior que o montante de um ano atrás.
Com esse valor, apesar de ser o oitavo maior entre as empresas brasileira, a Oi é considerada mais rica que o Panamá, que deve encerrar 2012 com PIB de 70 bilhões de reais, segundo dados do FMI.
Telefônica Brasil é maior que a Bolívia
Os ativos da Telefônica Brasil encerraram o primeiro semestre com queda de 1,6% na comparação com a cifra de um ano atrás, totalizando 64,4 bilhões de reais.
Apesar da queda, a companhia é maior que a Bolívia, que deve fechar 2012 com PIB de 54,7 bilhões de reais.

Gerdau é mais rica que o Paraguai
A Gerdau encerrou o primeiro trimestre do ano com ativos totais de 53,3 bilhões de reais, o montante é quase 19% maior que o número apresentado no mesmo período do ano passado.
A companhia tem ativos maiores que o PIB estimado para o Paraguai neste ano. O país, segundo o FMI deve fechar 2012 com PIB de 45 bilhões de reais.
 


Fonte: Daniela Barbosa,Exame