Versão para impressão

20/01/2015
Dor de ouvido - altas temperaturas

 Infecção fúngica do ouvido

Otomicose ou infecção fúngica é uma inflamação do ouvido externo e do canal auditivo. Ela geralmente causa dor e coceira na área auricular. Esta infecção do ouvido (por vezes referido como ouvido de nadador)pode se tornar crônica se alguém é afetado por mais de uma vez. Existem diferentes tipos de fungos  que infectam os ouvidos humanos que podem  resultar em graves problemas de ouvido: Aspergillus fumiga, Aspergillus niger, Candida albicans e Candida tropicalis. Nos parágrafos seguintes, vamos dar uma olhada nas causas, sintomas e opções de tratamento para este problema no ouvido.

Infecção no ouvido Causas

Fungo geralmente prospera em áreas que são úmidas e quentes. A estrutura única do canal auditivo externo contribui para o desenvolvimento desta forma de otite externa ou infecção no ouvido. Uma vez que o canal auditivo externo é quente, escuro e propenso a se tornar úmido, é comum ver o crescimento de bactérias e fungos nos ouvidos. Os outros factores que tornam mais fácil para as infecções crescerem é a pele fina do canal auditivo, que é facilmente traumatizada pela curva no ponto em que a cartilagem encontra o osso impedindo a saída de detritos, secreções e corpos estranhos. A presença de cabelo, pode ser um impedimento adicional.

Causas:

➞ Umidade nos ouvidos devido ao suor, natação ou alta umidade
➞ A água contaminada com bactérias (Àgua suja, inclusive do mar)
Altas temperaturas ambientais
➞ Inserção de objetos estranhos, tais como cotonetes, protetor auricular, unhas ou aparelhos auditivos
➞ Crônicas doenças dermatológicas tais como psoríase, eczema ou acne
➞ Outro trauma para o canal auditivo

Observa-se que as infecções fúngicas de ouvido afetam pessoas com sistema imunológico enfraquecido. O fungo Aspergilus pode ser particularmente ameaçador em pessoas que já estão doentes. Também as pessoas que vivem em locais com ambiente empoeirado, com alta umidade e calor são particularmente propensas a infecções fúngicas nas orelhas.

Sinais de otomicose

Além da inflamação e da dor aguda, infecções do ouvido fúngicas podem ser identificados pela observação de certos sinais expostos. A intensidade dos sintomas podem indicar a gravidade da condição. Alguns destes sintomas de infecção do ouvido incluem:

➞ Inflamação
➞ Pele escamosa, seca
➞ Prurido ou uma sensação de coceira
➞ Desconforto grave
➞ Massas visíveis de detritos que contêm as hifas de fungos. As hifas de fungos são salientes filamentos que permitem a infecção fúngica a crescer
➞ Produção e secreção de pus
➞ Dor e desconforto
➞ Tinnitus (zumbido no ouvido)
➞ A perda auditiva e deficiência

Diagnóstico e Tratamento

Para diagnosticar a infecção fúngica o médico poderá avaliar os sintomas através da recolha de uma amostra dos restos visíveis usando swabs estéreis ou pinças. O exame da amostra deve exibir a presença de hifas fúngicas ou esporos. Os detritos  tem que serem  removidos por aspiração para fora. Um otorrinolaringologista poderá usar um otoscópio para certificar-se se os restos foram são completamente removidos do canal do ouvido antes de o tratar com antifúngicos tópicos. Além disto, existem muitos remédios caseiros para infecções de ouvido que você pode usar para tratar eficazmente fungo de  ouvido incluindo uma limpeza.

Aqui estão alguns remédios caseiros simples que você pode usar para curar infecções de ouvido.

✔ Misture uma pequena quantidade de vinagre branco, peróxido de hidrogênio (àgua oxigenada) e álcool isopropílico com água morna e despeje na orelha. Manter essa posição e um minuto no ouvido e drenar para limpar o ouvido. Caso não tenha alccol use o vinagre e agua oxigenada em partes iguais.

✔ Azeite morno  aplicado às orelhas uma vez em dois meses ajuda a evitar a acumulação do excesso de cera que pode resultar em bloqueio e desenvolvimento de fungo.

✔ Você também pode adicionar um pouco de alho ao azeite e mantê-lo por algumas horas. Aquecer esta solução, até que que fique  morna, depois mergulhar uma pequena bola de algodão na solução. Coloque nos ouvidos.

✔ Você pode usar um secador de cabelo para secar a umidade de seus ouvidos após nadar ou um banho de cabeça.


✔ Misture a mesma quantidade de vinagre e água em uma tigela pequena. Com a ajuda de um conta-gotas, coloque algumas gotas no ouvido afetado. Esta solução elimina a infecção fúngica e os sintomas.

✔ Óleo de alho trabalha de  maneira eficaz quando se trata de curar a dor e o desconforto, normalmente observada em infecções de ouvido. Perfure a cápsula de óleo de alho e esvazie seu conteúdo dentro do ouvido infectado. Incline a cabeça para que o óleo não escorra. Permaneça nesta posição por aproximadamente 10 minutos .

É importante  você não lavar os ouvidos para remover detritos que só pode agravar a infecção fúngica pela adição de umidade para os ouvidos. Você precisa manter em mente que os sintomas de uma infecção no ouvido por  fungos são geralmente semelhantes a uma infecção bacteriana do ouvido. O ouvido possui  um ambiente delicado, onde  as bactérias e fungos prosperam. Se os antibióticos são administrados na ausência de uma infecção bacteriana, as bactérias boas são mortas, permitindo que o fungo cresça. A melhor solução  é visitar um especialista em ouvido para receber um diagnóstico preciso e tratamento.
 


net