Versão para impressão

11/03/2015
Dolar alto pode ser a solução rápida.

Deixar o dolar flutuar livremente tem suas vantagens, a primeira para alívio de muitos, é brecar a gastança em bugiganga chinesa em Miami e adjacências . A evasão de divisas ficaria agradecida e a Rua 25 de Março fica bem no centro de S.Paulo.

A segunda é aumentar as exportações e dificultar as importações por meio menos antipático aos parceiros comerciais, sem maiores atritos.

A terceira é proporcionar fôlego à nossa indústria para voltar a produzir com competitividade, com os preços dos importados mais altos a diferença brutal de impostos e encargos seria compensada.

A quarta  é sair da insanidade da atual taxa de juros interna, via contenção do gasto público, ou seja, o governo diminuindo a dívida interna que já chega a porcentagem perigosa do PIB.

A quinta é utilizar as reservas cambiais para fomento da produção e infraestrutura, mandando os especuladores plantar batatas.

A sexta  também necessária são as reformas tributária e fiscal. Lembrar que a China pratica a décadas a política do dolar supervalorizado e vai muito bem , quando vai mal cresce  7% a.a.

A sétima e última é o conselho do Zé Serra, parar de ouvir economista desocupado e abster-se de tentar transformar alucinação em realidade.

Edson Navarro - economista - fã do Nelson Rodrigues e sua antológica definição sôbre os economistas.


Edson Navarro