Versão para impressão

01/04/2015
Gatos: a mordida pode ser fatal

SAÚDE PESQUISA

Mordidas de gato podem ser fatais — e não é por causa da raiva Estudo demonstra que 'Pasterella multocia', bactéria presente na boca de 90% dos felinos, causa doenças graves em humanos

Por: Rita Loiola - site da Veja

Especialistas alertam que toda mordida de gato deve ser tratada em um pronto-socorro A raiva e a toxoplasmose são enfermidades conhecidas que podem ser transmitidas de gatos a humanos. Mas uma terceira merece atenção: a doença da mordida do gato. Causada pela bactéria Pasteurella multocida, encontrada na saliva de quase 90% dos felinos, a infecção precisa ser tratada com antibióticos. Em casos extremos, ela pode ser fatal.

CONHEÇA A PESQUISA


Título original: Cat Bite Infections of the Hand: Assessment of Morbidity and Predictors of Severe Infection  Onde foi divulgada: Journal of Hand Surgery Quem fez: Nikola Babovic, Cenk Cayci e Brian T. Carlsen Instituição: Clínica Mayo, nos Estados Unidos.

Dados de amostragem: 193 pacientes com mordidas de gatos

Resultado: Mordidas de gato na mão podem levar a infecções sérias, que exigem internação, causadas pela bactéria Pasteurella multocida.


Um estudo feito por uma equipe de pesquisadores da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, e publicado na edição de fevereiro do Journal of Hand Surgery (JHS), acompanhou 193 pacientes que chegaram ao pronto-socorro com mordidas de felinos entre 2009 e 2011. Trinta por cento deles foram hospitalizados e permaneceram no hospital por três dias. A outra parte foi tratada com antibióticos. No total, oito desses pacientes tiveram de passar por mais de uma cirurgia na mão. As complicações envolviam problemas de circulação e até perda parcial da mobilidade.

A causa da maior parte das infecções foi a bactéria Pasteurella multocida, normalmente tratada com amoxicilina. "Vermelhidão, inchaço, dor e dificuldades para mover a mão são sinais de que pode existir uma infecção e é preciso buscar tratamento", afirma Brian T. Carlsen, principal autor do estudo e cirurgião na Clínica Mayo. "A mordida de gato penetra facilmente na pele. As bactérias se multiplicam rapidamente e a cirurgia é normalmente necessária".

As mordidas dos bichanos correspondem a cerca de 15% das tratadas em hospitais nos Estados Unidos - e elas carregam mais Pasteurella que a dos cachorros. A bactéria, que faz parte da flora presente na boca de cães e gatos em todo o mundo, não provoca nenhum tipo de doença para eles. E também não causam problemas quando entram em contato com a pele humana por meio das lambidas. Mas, se penetram no corpo humano - com mordidas ou, mais raramente, arranhaduras - podem causar infecções na pele, no tecido subcutâneo e até no músculo. Sem tratamento, pode levar a complicações como necrose da pele, osteomielite (infecção dos ossos), pneumonia ou até septicemia, conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por infecção.

Dentadas fatais - Alexandre Barbosa, professor de infectologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp - Botucatu), adverte: "Toda mordida de animal, sem exceção, deve ser tratada em um pronto-socorro", diz. "Elas podem causar infecções fatais. Os casos não tratados são graves e podem levar à morte. Mesmo sem sinais claros de infecção é necessário o acompanhamento médico e o tratamento com antibióticos, como a amoxilina", diz o especialista. Barbosa lembra que, além da Pasteurella, é também necessária a prevenção contra raiva (que pode estar presente no organismo de felinos se, eventualmente, ele tiver contato com animais como morcegos) e contra bactérias presentes em nossa pele, que, por meio da mordida, têm acesso ao sangue. "As mordidas são ainda mais agressivas em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como idosos ou pessoas tratadas com imunossupressores", afirma.

O calor é perigoso para cães e gatos

Arranhões - Além das dentadas, Barbosa alerta para a doença conhecida como da "arranhadura" do gato, causada por bactérias do gênero Bartonella. Ela está presente nas unhas do bichano e pode causar infecção dos gânglios linfáticos. É menos agressiva, pois essas bactérias se multiplicam lentamente, mas pode provocar inchaço e febre. "É comum atendermos casos graves de infecções de pele por negligência. Por isso, é bom ficar atento a arranhões e mordidas de animais e sempre procurar um hospital", diz Barbosa.


site da Veja