Versão para impressão

06/05/2016
O que o otário mais valoriza em um investimento

Muitas e muitas vezes falei de oportunidades e riscos. Neste post vou salientar um, apenas um, mas é aquele motivo final que todos os otários buscam ao fazer um investimento. É a chamada “grande tacada”.

Você pode nomear esta expectativa de ganho elevado e rápido de forma diferente: rentabilidade passada como promessa de rentabilidade futura, por exemplo.

Entenda que todo otário, a vítima do conto do vigário, na realidade é mal intencionado. E seu comportamento irá ajudá-lo a perder nos investimentos. Um ótimo material sobre os vieses comportamentais nocivos ao investidor foi elaborado pela COP, Coordenação de Estudos Comportamentais e Pesquisa da CVM – Comissão de Valores Mobiliário, com a coordenação técnica da Dra. Vera Rita de Mello Ferreira, pessoa que admiro muito. O arquivo, em PDF, intitulado Série CVM Comportamental – Volume 1 – Vieses do investidor, está disponível gratuitamente no site da CVM ou na área de download das calculadoras da Academia do Dinheiro.

Olhando o documento logo vemos que o otário se julga esperto. Ele claramente apresenta os seguintes vieses: ancoragem, falácia do jogador, confirmação, auto-confiança excessiva e possivelmente outros (leia o PDF citado)

O pior de tudo é que a grande tacada tem aliados. Proliferam cursos de investimento montados justamente para ajudar os desavisados ou novatos a investir. Eles usam os vieses comportamentais como instrumento de construção didática. Assim, “ajudam” o otário a conseguir argumentos lógicos para ele mesmo, seus sócios, filhos e cônjuge, que justificam fazer aquele investimento arriscado.

O otário adora ter razão, e o vigarista fomentará essa vaidade.

Antes que algo seja aventado, tenho a dizer que a Academia do Dinheiro tem um cunho educacional muito claro. Oferecemos subsídios para as pessoas tomarem suas próprias decisões sem omitir os riscos de cada investimento. Mesmo com atendimentos rápidos ou cursos de pequena duração, nunca competiremos com cursinhos cuja única intenção é atrair investidores para lucrar com corretagem, sua verdadeira fonte de lucro.

Por fim, lembre-se que ao ganhar dinheiro as pessoas alardeiam sua vitória. Porém nunca alguém irá escrever o livro sobre os segredos de ser um otário de sucesso


mauro calil- site da revista exame