Versão para impressão

03/10/2016
00 (zero zero) confirma um sucesso perigoso

Em Caieiras foram 21% de votos nulos e brancos, ou seja: 11234 eleitores não acharam nenhum candidato que merecesse sua confiança para votar.Antes do pleito ouvia-se muito a expressão "vou votar no 00 confirma" em alusão à urna eleitoral.

Não aconteceu outra coisa foi o candidato mais votado entre os vereadores e chegou perto da votação de dois candidatos a prefeito. Caso a porcentagem do 00 confirma não tivesse sido tão alta, o resultado das eleições certamente seria outro.

Do total de 11234 votos, 7356 são nulos e  3778 brancos, o que mostra o desinteresse do eleitor (brancos) e os votos de protesto (nulos). Aparentemente os candidatos eleitos, foram os que mais se dedicaram ao trabalho social direto como Lagoinha e Zéfinha, campeões no atendimento direto à população, fazem o trabalho que o executivo através do serviço social e secretarias deveria fazer.

De qualquer forma esse resultado tem que ser pensado e analisado em Caieiras pois nunca foi tão alto.

Nota: a abstenção  foi de 18% - 12.022 votos  que somados aos brancos e nulos totalizam 39% dos eleitores caieirenses ou seja: 25.550 eleitores. 
 


Edson Navarro