Versão para impressão

12/04/2018
Como Remover Super Bonder-Super colas

Removendo Super Bonder da pele-Removendo Super Bonder dos olhos-Removendo Super Bonder dos lábios-Removendo Super Bonder de superfícies lisas (madeira, pedra, metal)Removendo o Super Bonder de tecidos-Removendo o Super Bonder de plásticos-Removendo o Super Bonder de vidros.

O cianoacrilato, também conhecido como supercola e pelo nome de marca Super Bonder, é um tipo de adesivo instantâneo bastante famoso no mundo inteiro por aderir a qualquer superfície em questão de segundos. Infelizmente, acidentes acontecem. Se cometeu um erro e espalhou Super Bonder em algum lugar em que não devia, continue lendo e aprenda a resolver o problema.

Método

1

Removendo Super Bonder da pele

1

Tente descascar a cola da pele. Às vezes, basta puxá-la com os dedos para removê-la, principalmente se a cola não estiver colando dois dedos. Tome cuidado ao puxá-la e, se sentir qualquer dor ou ver que a pele está saindo junto com a cola, pare imediatamente.

Espere a cola ficar sólida antes de tentar removê-la. Não toque nela enquanto ainda estiver grudenta.

Agarre a ponta da cola seca com as unhas ou uma pinça e arranque-a da pele lentamente. Pare se a cola não sair com facilidade ou caso você sinta dor.

2

Umedeça a cola. Um pouco de água quente e sabão pode ajudar bastante a amolecê-la. Encha um recipiente com água morna e acrescente uma colher de sopa de detergente neutro. Deixe o dedo de molho por um minuto e tente remover a cola novamente.[1]

Se ainda não conseguir arrancar a cola, tente levantá-la com outro dedo, uma espátula ou o cabo de uma colher.

Pode ser preciso repetir o processo várias vezes.

Experimente usar suco de limão em vez de água, ou uma mistura de partes iguais de limão e água. O ácido do suco ajuda a enfraquecer a cola.[2]

3

Use solventes minerais. Se você tem pele sensível, molhe a área afetada com um solvente mineral (como Varsol) e tente remover a cola da pele. Repita se a cola não sair.

4

Use acetona. Trata-se de um método ideal para pessoas com peles mais fortes, pois a pele sensível pode ficar ressecada ou irritada com o uso da acetona. Nunca aplique a acetona sobre uma ferida aberta.[3]

Enxágue a pele em água morna misturada com sabão para amolecer a cola. Se possível, adicione um pouco de vinagre gelado para ajudar. Tente arrancar a cola novamente. Se ainda não conseguir, seque a pele e siga para o próximo passo.

Use um removedor de esmaltes à base de acetona. É importante usar um removedor que contenha acetona, pois ela amolece o cianoacrilato, que deve começar a soltar. Não use um cotonete, pois ele pode reagir com o cianoacrilato, soltando fumaça ou pegando fogo.[4]

Deixe a área secar e use uma lixa de unha para remover a cola. Tome cuidado para não remover a pele junto! Se tiver muita cola nas mãos, esfregue-as com uma pedra-pomes umedecida em água quente.

Deixe a cola sair por conta própria. Ela ficará branca e uma hora ou outra cairá da pele sozinha.

5

Experimente usar a margarina. Se você tem pele sensível, um pouco de lubrificação pode funcionar bem. Esfregue um pouco de margarina no local com cola até que ela saia.

Se não tiver margarina em casa, substitua-a pelo azeite de oliva. A oleosidade do azeite reagirá com a cola, soltando-a da pele.[5]

6

Use um sabão de roupas. Misture o sabão líquido com água quente. Se vai remover a cola de um pedaço pequeno de pele, como um dedo, ¼ de xícara de sabão misturado com 1 xícara de água quente deve ser suficiente.

Deixe o local de molho e esfregue por cerca de 20 minutos para amolecer a cola.

7

Use sal. Crie uma pasta de sal e água para esfoliar a pele e remover a cola.[6] Coloque duas colheres de sopa de sal nas mãos para começar.

Umedeça as mãos para criar uma pasta.

Esfregue as mãos por cerca de um minuto.

Jogue mais um pouco de água nas mãos.

Continue esfregando as mãos sem adicionar mais água.

Repita até que não sobre mais sal na mão. Com sorte, a cola terá saído junto.

8

Use vaselina. Lave as mãos e o local com água quente e sabão.

Aplique bastante vaselina na área afetada.

Esfregue uma lixa de unha no local por cerca de um minuto, ou até que a cola saia.

Repita o processo e lave as mãos.

Método

2

Removendo Super Bonder dos olhos

1

Limpe as pálpebras grudadas com água morna. Mergulhe um paninho fino em água morna e passe-o suavemente sobre as pálpebras. Aplique um curativo de gaze e seja paciente. Você conseguirá abrir o olho em no máximo quatro dias.[7]

Não tente forçar a abertura dos olhos. Deixe que eles se abram no próprio tempo.

2

Deixe as lágrimas fluírem livremente caso a cola esteja grudada no globo ocular. Em algumas horas, a cola sairá sozinha, e as lágrimas ajudarão a limpar o local. Você pode usar água morna para lavar os olhos, desde que ela não o incomode.[8]

Você provavelmente ficará com a visão dobrada por um tempo. Fique de repouso até que a cola saia do olho.

3

Consulte um médico. É imprescindível que você converse com um profissional caso a cola tenha entrado em contato com seus olhos. Trata-se de uma área bastante delicada que deve ser examinada para descartar possíveis danos duradouros. Explique o ocorrido e peça para fazer alguns exames e verificar se tudo está de volta ao normal.

Método

3

Removendo Super Bonder dos lábios

1

Seja rápido. Se colou os lábios com Super Bonder, o tempo é curto.

2

Encha um recipiente pequeno com água morna. Mergulhe os lábios na água o máximo possível e deixe-os de molho por um ou dois minutos.[9]

3

Deixe a saliva se acumular dentro da boca. Empurre a saliva contra os lábios por dentro.

A saliva deve ajudar a amolecer a cola por dentro da sua boca, ao mesmo tempo em que a água morna trabalha do lado de fora.

4

Mexa lentamente os lábios. Assim que a boca estiver bem umedecida por dentro e por fora, mexa os lábios, mas não tente abrir a boca, ou você pode se machucar.

Mexa os lábios para os lados enquanto os mantêm submersos na água morna. O ideal é que eles se soltem gradualmente.

5

Alimente-se normalmente. Uma hora a saliva removerá o restante do adesivo; tome cuidado para não engoli-lo.

A cola provavelmente se solidificará ao entrar em contato com a saliva, o que reduz o risco de que você a engula no estado líquido.

O restante da cola deve sair da boca dentro de um ou dois dias.[10]

Método

4

Removendo Super Bonder de superfícies lisas (madeira, pedra, metal)

1

Tente arrancar a cola da superfície antes de mais nada. Use as pontas dos dedos e as unhas para tentar simplesmente arrancar a cola. Se tiver sucesso, ótimo. Se não conseguir, siga para o próximo Passo.

As dicas abaixo devem funcionar para a maioria das superfícies lisas, incluindo metal, pedra e madeira. Não as experimente em vidro ou plástico.

Sempre teste os produtos químicos em uma parte escondida da superfície para verificar se eles não vão danificar o material, principalmente ao trabalhar com produtos abrasivos como a acetona. Se o teste não danificar a superfície, prossiga com a limpeza.

2

Deixe o local de molho. Umedeça um pano em uma mistura de detergente e água morna e deixe-o sobre a cola por algumas horas.[11]

Pode ser preciso cobrir o paninho com um plástico para que ele mantenha a umidade.

Quando a cola amolecer, tente arrancá-la de novo da superfície.

3

Experimente usar a acetona. É preciso tomar cuidado ao usar a acetona em superfícies de metal, pedra e madeira, pois trata-se de um produto com características abrasivas.[12][13]

Mergulhe um paninho no pote de acetona. Se preferir, use uma escova de dentes. Por motivos óbvios, não use a escova nos dentes após mergulhá-la na acetona.

Esfregue o paninho ou a escova sobre a tela. Ao usar o pano para remover uma pequena quantidade de cola, use um dedo como guia, fazendo movimentos circulares. Ao retirar uma quantidade maior de cola, esfregue uma superfície maior do pano.

Use uma espátula de borracha ou silicone para levantar a cola da superfície. A acetona deve amolecer o Super Bonder, facilitando a entrada da espátula. Continue enfiando a espátula até remover completamente a cola.

Lave o local com água morna e sabão para remover os resíduos de acetona. Ao trabalhar com madeira, faça um polimento com cera de abelha ou azeite de oliva ao fim do procedimento.

4

Use suco de limão. Na falta da acetona, ou caso você queira uma solução menos corrosiva, experimente o suco de limão.

Aplique uma pequena quantidade do suco à cola usando uma escova de dentes exclusiva para a limpeza da casa. Faça movimentos circulares até que o adesivo comece a se soltar.

O álcool isopropílico também é um excelente substituto para a acetona.

5

Experimente o óleo mineral em superfícies que não sejam pintadas. Umedeça um paninho no óleo e esfregue-o sobre a cola até que ela saia da superfície. Lave o local com água morna e sabão e, se necessário, faça um polimento.

O óleo é uma excelente opção para se remover a cola de madeiras sem tingimento.

6

Lixe a cola da madeira. Em alguns casos, a lixa pode ser a melhor opção. Coloque uma fita crepe circundando a cola para proteger as áreas ao redor e lixe o Super Bonder até que ele saia da madeira. Restaure o local com óleo, verniz, tinta ou qualquer outro acabamento original da madeira.

Método

5

Removendo o Super Bonder de tecidos

1

Deixe a roupa de molho em água morna. Esfregue a cola para remover o máximo possível dela.[14]

Use o bom senso com relação aos tecidos delicados. Algumas peças não devem ser esfregadas com força.

Adicione um sabão líquido forte à água para facilitar o processo. Uma tampinha do produto deve bastar.

2

Use acetona em tecidos naturais.[15] Umedeça um paninho ou uma escova de dentes velha na acetona e esfregue contra a cola. Quando ela começar a se soltar, retire-a com uma espátula e lave a roupa normalmente. Se preferir, faça uma pré-lavagem na cola, como faria com uma mancha qualquer, antes de lavar.

Não use acetona em tecidos que contenham acetato ou variantes. A roupa derreterá com o contato.

Sempre teste a acetona em um pedaço escondido do tecido para verificar se ela não vai manchar a roupa.

A acetona pode acabar desbotando a cor por trás da área manchada pela cola.

3

Se o acidente com a cola ocorreu em uma roupa cara ou importante para você, leve-a até uma lavanderia a seco. Se não quiser correr o risco de estragar o tecido, leve o problema para um profissional.

Método

6

Removendo o Super Bonder de plásticos

1

Arranque a cola com os dedos. Enfie as unhas debaixo da cola para tentar arrancá-la. Quando conseguir levantar uma pontinha, continue forçando e tentando enrolar a cola. Você precisará se esforçar um pouco, mas essa é a melhor solução para o problema.

Experimente também usar uma espátula de plástico para arrancar a cola sem arranhar o plástico.

2

Umedeça o local. Faça uma solução com água morna e detergente neutro.

Mergulhe um paninho na solução e torça-o para que fique apenas úmido.

Coloque o paninho sobre a cola e sele as bordas dele com fita adesiva para criar um microambiente úmido. Deixe o paninho sobre a superfície por algumas horas para amolecer a cola.

Use um segundo paninho umedecido na solução para esfregar a cola até que ela se solte do plástico.

3

Use o álcool isopropílico. Faça um teste com o produto em um ponto isolado do plástico, pois o álcool pode danificar algumas superfícies.

Umedeça um paninho macio em álcool isopropílico.

Dê batidinhas com o pano sobre a cola para amolecê-lo.

Arranque a cola amolecida com as mãos.

Use um segundo paninho, umedecido em uma mistura de água morna e sabão, para remover os resíduos.

Lave o local com água morna e deixe secar.

Método

7

Removendo o Super Bonder de vidros

1

Remova o máximo possível da cola com uma lâmina afiada. Um estilete deve ser suficiente para arrancar a cola sem danificar o vidro. Se tiver sucesso, remova os resíduos restantes com água morna e sabão.

2

Encharque a cola. Se não conseguir arrancá-la com o estilete, umedeça-a e tente novamente.[16]

Coloque o vidro em um recipiente com água morna e sabão. Se não for possível, umedeça um paninho na solução e segure-o contra a cola.

Cole uma folha de filme plástico ao redor do paninho usando fita adesiva. Deixe agir por duas horas para amolecer a cola. Em seguida, remova-a com uma espátula.

O álcool isopropílico, o óleo de eucalipto e a acetona são produtos que podem ajudar a remover os resíduos restantes. Lave o vidro ao terminar.

Dicas

Alguns produtos de limpeza, principalmente os cítricos, são capazes de remover o Super Bonder de diversas superfícies. Existem também produtos especiais para a remoção de cola instantânea. Sempre leia as instruções da embalagem para ver em quais superfícies o produto pode ser utilizado.

A acetona está presente na maioria dos removedores de esmalte. Como alguns produtos podem não conter acetona, confira a embalagem antes. Usar um removedor sem acetona não adiantará de nada.

Concentre-se nas bordas da cola seca. Tente agarrá-las para levantá-las da superfície. A sua prioridade deve ser sempre umedecer e erguer a borda da cola.

Avisos

A acetona e o álcool isopropílico podem desbotar cores e impressões de muitas superfícies, além de remover a cola de adesivos e decalques. Seja cuidadoso e teste os produtos antes.

Pense bem antes de colocar o tubo ou a tampa do Super Bonder perto da sua boca! Acidentes são muito comuns, pois muitas pessoas tentam abrir o pote usando a boca.

Não utilize roupas de algodão e lã (principalmente luvas) ao manusear produtos de cianoacrilato, pois o contato dos materiais pode causar uma reação. O tecido pode pegar fogo e você pode acabar se queimando.[17]

Fontes e Citações

 

↑ http://www.supergluecorp.com/?q=removingsuperglue.html

↑ https://www.cleanipedia.com/gb/odour-stain-removal/remove-super-glue-skin

↑ http://www.supergluecorp.com/?q=removingsuperglue.html