Versão para impressão

11/06/2018
Nada de novo sob o sol

Ao lembrar-me da leitura da “teoria das idéias” de Platão veio-me à mente de que filósofos como aqueles que realmente tiveram amor ao conhecimento parece que deixaram de existir nesta época tão agitada e tão ausente de pensadores relativos aos estudos da natureza de todas as coisas existentes e de suas relações com os seres humanos. A lista dos nomes dos filósofos do passado que nos deixaram por escrito suas filosofias sobre a vida e que muitos de nós aprendemos a admirar, que filósofo desta atualidade teria o mérito de também ter o seu nome constante na lista?

Sabe-se, atualmente temos dentre o povo aqueles esforçados por aprender e intelectual e culturalmente evoluir. Cursaram uma faculdade de filosofia, se diplomaram e por isso possuem o título de filósofos. Mas, se são mesmo filósofos... Antigamente, os filósofos eram inatos, isso quer dizer, já nasciam com esse dom. Qual deles frequentou e se diplomou numa faculdade de filosofia? Antigamente, os filósofos escreviam sob a luz de vela ou sob a luz de lampião e, escreviam com pena de ave, pois canetas ainda não existiam. Eles tinham ao dispor o que hoje não se tem. O tempo e o silêncio! O viver não era tão atribulado como é agora. As cabeças não eram tão recheadas com inutilidades e com culturas inúteis como agora são.

E por lembrar-se dos nossos filósofos diplomados isso me lembra também dos milhões e milhões de jovens brasileiros que, por estudarem o idioma inglês que faz parte do currículo escolar, eles lêem, escrevem e falam corretamente o tal idioma, talvez, até melhor que os ingleses (risos). Se não nascem mais filósofos como os de antigamente, será que a evolução mental da humanidade regrediu? Será que foi substituída e vencida pela evolução tecnológica? Se for, sobre esta evolução o muito famoso Albert Einstein disse: “Eu temo o dia em que a tecnologia ultrapassar a interatividade humana. O mundo terá uma geração de idiotas”. Será que o tal temor do Albert Einstein seria para esta nossa geração? Quando vejo tanta gente desocupada ocupada com as distrações tão pueris provenientes de aparelhos tecnológicos... ... ...

Altino Olympio