Versão para impressão

26/09/2018
Rapidinhas II da Harvard Saúde

Doenças e condições

Ciática

A ciática é dor ao longo dos nervos ciáticos, os nervos mais longos do corpo. A dor começa na parte inferior da coluna, passa pelas nádegas, pelas costas e pelas laterais da perna e até o pé e os dedos dos pés. Uma causa comum de ciática é uma hérnia de disco. Também pode ser causada por estenose espinhal, infecção, fratura da pélvis ou do osso da coxa, ou um tumor. Ciática tende a afetar as pessoas em seus 40 e 50 anos, e é mais comum em pessoas com excesso de peso.

Sintomas da ciática

A principal característica da ciática é dormência, formigamento ou dor na região lombar, nádega e perna. Pode ser relativamente leve ou explodir em dor latejante violenta que agarra as costas e as pernas, tornando qualquer movimento excruciante.

Os sintomas são agravados pela movimentação, tosse ou espirro. Atividades que puxam o nervo ciático, como dobrar para frente a partir da cintura ou flexionar os quadris enquanto os joelhos estão retos, podem agravar os sintomas.

A dor pode ser constante, então você não consegue encontrar nenhuma posição confortável. Ou pode ir e vir como uma sensação aguda de choque elétrico.

Quando um disco severamente herniado é a causa do problema, e outros nervos estão envolvidos, a função da bexiga ou do intestino pode ser afetada, e uma ou ambas as pernas podem se tornar fracas.

A ciática é por vezes confundida com a síndrome das pernas inquietas. Neste último caso, a dor na perna surge apenas quando se está relaxando, especialmente à noite antes de dormir ou durante o sono.

Tratar ciática

Na metade das pessoas com ciática, a dor desaparece sem tratamento dentro de 4 semanas; menos de 5% a 10% das pessoas com ciática necessitam de cirurgia nas costas.

Não importa o quão doloroso seja sua ciática, seu médico pode recomendar em primeiro lugar até 3 dias de repouso e medicamentos antiinflamatórios não-esteróides, como ibuprofeno ou naproxeno, para aliviar a dor e diminuir a inflamação. Períodos mais longos de repouso não são úteis; em vez disso, é melhor levantar e começar a se mexer novamente.

As coisas que você pode fazer em casa para aliviar a dor ciática incluem:

  • alongamento. Exercícios que esticam a parte inferior das costas podem oferecer alívio, facilitando a pressão sobre o nervo.
  • tomando remedio. Os analgésicos de venda livre, como ibuprofeno e naproxeno, podem ajudar a acabar com a dor.
  • frio. Uma compressa fria colocada sobre pontos dolorosos por alguns minutos várias vezes ao dia pode parecer boa. Depois de alguns dias, mude para o calor suave.
  • calor. O calor suave de um bloco quente ou uma almofada de aquecimento pode aliviar a dor ciática.
  • perdendo peso. Se você está com sobrepeso, perder peso pode ajudar a aliviar a ciática.
  • melhorando a postura. Se sua postura estiver fora de linha, trabalhar com um fisioterapeuta para corrigi-la pode aliviar a ciática.

Se a dor ciática dura mais de seis semanas, ou é tão grave que interfere com a sua vida diária, um exame de ressonância magnética, tomografia computadorizada ou mielograma pode ser necessário para ver se uma hérnia de disco está causando a dor ciática. Um mielograma é um raio-x ou tomografia computadorizada que usa um corante especial injetado no canal vertebral para destacar a medula espinhal e outras estruturas próximas.

Quando a dor ciática é grave, uma injeção de um medicamento corticosteróide na área ao redor do nervo afetado pode reduzir a dor, suprimindo a inflamação ao redor do nervo irritado. Dor e outros sintomas tendem a retornar depois de alguns meses.

Cirurgia para remover um esporão ósseo ou o segmento da hérnia de disco que está comprimindo o nervo ciático pode ser necessária quando a pressão no nervo também está causando dor que continua piorando, fraqueza ou incontinência intestinal ou da bexiga.

 

Não pode dormir? Você pode estar em risco de fibrilação atrial

Pessoas que têm problemas para dormir durante a noite podem estar em risco de fibrilação atrial, uma frequência cardíaca irregular que pode causar palpitações cardíacas e é uma das principais causas de acidente vascular cerebral, sugere um estudo recente.

Afastando-se da osteoartrite do joelho

Estima-se que 10% dos homens com 60 anos ou mais têm sintomas de osteoartrite no joelho. Drogas antiinflamatórias não-esteroidais, como o ibuprofeno (Advil, Motrin) ou aspirina, e injeções de esteróides podem aliviar temporariamente a dor e a inflamação da artrite. Mas uma maneira mais fácil e segura de controlar os sintomas é ser mais ativa, pois os ossos e a cartilagem precisam do estímulo do movimento regular para se manterem saudáveis ​​e sem dor.

Por que a cicatrização fica mais difícil à medida que envelhecemos

Feridas em adultos mais velhos podem levar muito tempo para cicatrizar. O tratamento envolve uma combinação de abordagens como desbridamento, curativos especiais, manter a pressão fora da ferida, fazer exercícios, tomar um multivitamínico e ingerir uma dieta saudável com as quantidades recomendadas de proteína. Como as feridas são complicadas, é importante tentar evitá-las trocando de posição com frequência; manter-se atento a cortes, cortes e sinais precoces de ferimentos por pressão; e controlar condições que podem levar a feridas, como diabetes e insuficiência venosa.

 

Acesse Harvard Medical School e leia mais sobre os resumos acima.

https://www.health.harvard.edu/topics/diseases-and-conditions/

N.R. O texto acima foi traduzido pelo Google e pode haver alguma palavra "estranha" ao contexto.