Versão para impressão

26/09/2018
O Brasil é um país sério

Pra quem ainda não morreu e se lembra e também para quem não soube do incidente diplomático entre o Brasil e a França por causa da pesca da lagosta em nossas águas territoriais chamada de “Guerra da Lagosta” de 1963 ouve aquela confusão quando disseram que quem disse que “o Brasil não era um país serio” teria sido o General Charles De Gaulle, presidente da França, embora, isso nunca foi confirmado. Entretanto, o Brasil é um país muito sério, sim. Basta saber que por aqui reina “a mais pura moral” devida a severidade com que é praticada a exemplar educação brasileira.

Por aqui desde sempre é de domínio público a máxima “se tiveres que criticar alguém que seja em particular, mas, se precisar elogiá-lo que seja publicamente”. Isso é o que ocorre nesta atualidade conforme se nota durante essas campanhas políticas para as eleições de outubro de 2018. Todos os candidatos mutuamente se elogiam e vai ser muito difícil escolher entre os ótimos os que serão os melhores para se votar neles. Para se escolher o melhor candidato poderia ser preferível que houvesse alguma rivalidade, inimizade, intrigas ou denúncias de incompetência ou de desonestidade entre eles. Como não há nada disso entre eles que possa maculá-los, qualquer um deles poderá ser eleito a contento de todos os eleitores, estes que, respeitam e sempre aprovam quem tenha sido eleito.

Elogiável é a mídia que os brasileiros têm à disposição. Ela nunca é tendenciosa a favor ou contra quem quer que seja. Ela existe para informar e não para importunar. Por isso, tudo o que for divulgado pela mídia só pode mesmo ser verdade. As redes sociais que se multiplicam através da internet também são dignas de confiança. O nome “redes sociais” já implica em compartilhamento, seriedade, respeito, moral, exatidão e etc. Nelas nunca existem mentiras ou distorções, que, se divulgadas possam causar incômodos e ferir a reputação de alguém. E eu ficarei triste se alguém vier a dizer que o conteúdo do que foi escrito até aqui seja “fake news”. E o Brasil continua lindo sendo um país muito sério.

Altino Olympio