Versão para impressão

25/10/2019
Errar é humano mas persistir no erro é .....

Caieiras: software público e os gratuítos são ignorados

Mais uma licitação que desconsidera a Lei 8666/93. O Pregão 113/19 - da Prefeitura de Caieiras exige software Windows - Sistema Operacional Windows® 10Professional 64 bits versão português OEM, cuja licença de uso tem que ser paga anualmente.

Entretanto o Windows tem concorrentes gratuítos no mercado, são as várias distribuições do sistema unix-LINUX como por exemplo o UBUNTU que está na versão 19 e os softwares gratuítos do Govêrno Federal. 

E o mais grave, o Governo Federal tem centenas de software baseados no linux também inteiramente gratuítos, inclusive para os Municípios. É só consultar a lista no site do Ministério do Planejamento e Gestão - www.softwarepublico.gov.br/social/

Portanto, levar adiante a licitação vai causar um prejuízo considerável ao erário ,que muito provavelmente o responsável pela trapalhada vai ter que reembolsar, além de ficar sujeito a responder por improbidade administrativa. A mais bem remunerada assessoria da região parece que fugiu da escola.

Outras distribuições como UBUNTU- com milhares de sofware disponíveis. Algumas delas as licenças de uso são pagas mas o valor é bem abaixo do Windows e seus acessórios.

Considere-se ainda que por serem software livre, programas específicos podem ser desenvolvidos a vontade.

Ubuntu

1-O Ubuntu é sem dúvida nenhuma, a distribuição linux mais usada e também a que maior influencia devido ao fato de ser uma das distribuições mais amigáveis e mais fáceis de instalar, usar e também de ser a distribuição mais fácil de se instalar programas e de se obter ajuda para resolver problemas.Gratuíta.É o maior concorrente do Windows no Mundo.

2 – Mint

O Linux Mint é uma das distribuições Linux preferidas dos usuários iniciantes no Linux e também é considerada um das distribuições mais fáceis de usar.Gratuíta

3 – Debian

Debian é uma das distribuições mais estáveis e muitas distribuições linux tem o Debian como base.

No Debian, cada pacote para por inúmeros testes até ser considerado estável.

Algumas pessoas que estão começando a usar podem considerar Debian uma distribuição complexa demais para iniciantes.

4 – Fedora

Apesar de não ser tão fácil de usar quanto as distribuições Ubuntu e Mint, é uma distribuição relativamente fácil de usar mas os iniciantes podem ter um pouco de dificuldade.

De qualquer forma é uma ótima distribuição e é patrocinada pela Red Hat.

5 – OpenSuse

Muito usado em servidores, seu gerenciador de pacotes é o Yast.

6 – Red Hat Enterprise Linux

É uma distribuição Linux comercial voltada para empresas e é muito usada em servidores e em datacenters.

7 – CentOS

É construída usando o mesmo código do Red Hat Enterprise Linux mas é gratuita, não possui os logotipos oficiais da Red Hat e também não possui suporte da empresa.

Fora isso, o sistema é identico ao Red Hat Enterprise Linux.

8 – Slackware

Criada em 1993 por Patrick Volkerding, Slackware é a mais antiga distribuição Linux ainda em atividade.

O Foco dessa distribuição é simplicidade e estabilidade.

Seu objetivo é manterse fiel ao padrão UNIX.

9 – Arch Linux

É uma distribuição do tipo rolling release, minimalista e otimizada para processador i686.

O seu gerenciador de pacotes é o Pacman.

É uma distribuição difícil de ser instalada por usuários iniciantes ou intermediários,

10 – Gentoo

O principal diferencial dessa distribuição é o fato de os seus pacotes não serem pré-compilados, todos os pacotes são compilados para o hardware do sistema, obtendo assim maior velocidade do que seria possível em outras distribuições.

É uma distribuição voltada apenas para usuários avançados.

11 – Mageia

Ocupando o lugar que seria da Mandriva, Mageia é uma distribuição Linux francesa criada por ex colaboradores da Mandriva que criaram uma Organização sem fins lucrativos.

12 – Backtrack / Kali Linux

O Kali é a distribuição mais usada entre as distribuições Linux voltadas para testes de penetração e para analisar a segurança de sistemas e redes de computadores.

Fontes: distrowatch.com

OS SOFTWARE GRATUÍTOS DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA (PLANEJAMENTO)  PARA USO NAS ADMINISTRAÇÕES FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL.


CONSULTE O LINK SÃO CENTENAS E GRATUÍTOS

http://www.economia.gov.br/

http://www.planejamento.gov.br/

www.softwarepublico.gov.br/social/


Edson Navarro - Economista