Versão para impressão

22/12/2019
Martin Azpilcueta Navarro o Dr.Navarro

O primeiro dos Economistas dos Navarro

Martin de Azpilcueta Navarro o Dr. Navarro

Economista, professor universitário,filósofo,jurista.Nascido em Espanha 1492- Falecido em Roma 1586 – 93 anos Professor das Universidades: Universidade de Salamanca, Universidade de Alcalá, Universidade de Coimbra, Universidade de Toulouse.

A HISTÓRIA

Martín de Azpilcueta Navarro foi um famoso humanista (Navarra, 1492 - 1586), tio do Padre João de Azpilcueta Navarro, missionário jesuíta famoso por ser excelente linguista e como tal bom contacto com os índios da Capitania da Bahia, no séculoXVI.

Fundador da Escola de Salamanca.

Azpilcueta, Martinho de Ledesma, Antônio de São Domingos, Heitor Pinto, e principalmente Francisco Suárez, o "doctor eximius", dedicaram seu ensino e escritos a matérias impregnadas de Humanismo. Na Faculdade de Cânones, sobressaiu Martín de Azpilcueta que se debruçou sobre pontos que têm a ver com a ética, a moral e a economia.

Economista,está citado  entre os importantes precursores do liberalismo econômico, com outros escolásticos espanhóis como Luis de Molina.Obras jurídicas: contribuiu para o Liberalismo econômico e para a Teoria do Direito ao afirmar a importância da liberdade individual, ao opor-se à regulamentação governamental nas trocas de mercado e ao teorizar sobre os direitos da propriedade privada.

De acordo com ele, “a lei, a jurisdição e a propriedade são coisas comuns à toda a raça humana, e estão baseadas não na fé e na caridade, mas surgem direta ou indiretamente da própria natureza das coisas e de seu fundamento primeiro” . Abordou o conceito dinâmico de competição como um processo de rivalidade entre vendedores; abordou vários problemas jurídicos e econômicos, inclusive de política monetária (depósitos bancários), câmbio, regulação de preços e alguns problemas de natureza fiscal.

Observou os efeitos provocados na Espanha pelo fluxo de metais preciosos vindos da América. O Dr. Navarro seria o primeiro a explicar, em 1556, as bases da Teoria Quantitativa da Moeda em sua obra e o  Comentario Resolutório de Câmbios. Ao observar os efeitos que as enormes quantidades de metais preciosos vindos da América tinham sobre os preços dos produtos na Espanha, Azpilcueta conclui que:

"Como mostra a experiência, na França, onde há menos dinheiro do que na Espanha, o pão, o vinho, a roupa, o trabalho custam muito menos; e mesmo na Espanha, no tempo em que havia menos dinheiro, as coisas que podiam ser vendidas e o trabalho do homem custavam muito menos do que depois que as Índias foram descobertas e a cobriram de prata e ouro. A causa disso é que o dinheiro custa mais onde e quando faz falta do que onde e quanto existe em abundância."

Diego de Covarrubias y Leyva, designado Arcebispo de Santo Domingo pelo imperador Carlos V em 1546, foi aluno de Martín de Azpilcueta Navarro na Universidade de Salamanca. Ele é considerado o primeiro autor a expor, ainda em 1554,a Teoria Subjetiva do Valor, precursora da Teoria Marginalista, por ter afirmado que “o valor de uma coisa não depende de sua natureza objetiva, mas da estimativa subjetiva dos homens, mesmo que tal estimativa sejainsensata”.

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mart%C3%ADn_de_Azpilcueta

2/324/11/2019

Martín de Azpilcueta – Wikipédia, a enciclopédia livre 1. «Diálogo Culturas e Religiões / A UNIVERSIDADE DE COIMBRA» (http://www.humanismolatino.online.pt/v1/index.phptp=invest&stp=dial). Consultado em 10 de Abril de 2014

2. NAVARRO, Martín de Azpilcueta. Comentario resolutorio de câmbios, Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Madrid 1965.

3. «Tractado de las rentas de los beneficios ecclesiasticos» (http://purl.pt/23613). Consultado em 10 de Abril de 2012

 


Edson Navarro - Economista