Versão para impressão

18/03/2020
O que é a Quaresma

O que é Quaresma? Essa pergunta que serve de título para esta crônica se perguntada para os jovens de hoje a maioria não saberá responder. Isso me faz lembrar um amigo que sempre diz: Nada se sustenta. Quaresma faz parte das Sagradas Escrituras, pois, simboliza os 40 dias e 40 noites que Deus fez cair o dilúvio sobre a terra, os 40 dias e 40 noites que Moisés ficou no Monte Sinai para receber as leis de Deus, os 40 anos que o Povo de Israel ficou perdido no deserto até entrar na Terra Prometida e os 40 dias e 40 noites que Jesus ficou em jejum no deserto e quando lá ele foi tentado pelo demônio.

Como era muito sabido e agora nem tanto, na chamada “Quarta-feira de Cinzas”, um dia depois do término do Carnaval, os “foliões” compareciam às igrejas para receberem uma marca de cruz na testa feita com cinzas. Sem mais detalhes, o início da Quaresma sempre tem início nesse “dia de cinzas”.

Os adultos de todas às épocas sempre “por conta própria” exageraram no que entendiam com o que se deve fazer ou com o que não se deve fazer durante a Quaresma. Além de abster-se de comer carne, de não poder falar palavrões e de outras imoralidades, se masturbar nesse período, então, era muito pecado e isso fazia com que a garotada iria para o inferno depois de morrer (risos).

Nestes tempos, muito do que era importante não é mais e deixou de ser praticado pelo povo. Já faz tempo que não ouço falar da Extrema Unção, porque também, mudou de nome e agora se chama Unção dos Enfermos, nome este que ficou mais suave. Quanto à quaresma sei que em seu último dia sendo na Sexta-feira Santa antes do Sábado de Aleluia, muito aumenta o consumo de peixes que substituem o consumo de carnes vermelhas. Mas no Domingo de Páscoa... Coitados dos bois, coitados dos porcos, coitados dos frangos, perús e etc. (risos) que não estão protegidos pela lei “Não Matar” contida nas Escrituras Sagradas. Será que naquele desejo mútuo de “Feliz Páscoa” entre as pessoas, o “comer muito bem” não substitui a lembrança do significado religioso desse dia?

Altino Olimpio