Versão para impressão

13/07/2007
CDI: entenda melhor sua importância no mercado de renda fixa

Muitos investidores, principalmente aqueles que aplicam em fundos de investimento DI ou de renda fixa, já devem ter ouvido falar do CDI. Afinal de contas, é em relação a este indicador que a rentabilidade de boa parte dos fundos de investimentos é comparada.

Mas, como funciona e o que representa o CDI? Para entender melhor, é importante conhecer o funcionamento do mercado interbancário, que é onde os bancos realizam operações de empréstimo entre si.

Equilibrar reservas dos bancos

Para fazer face às diversas transações em que se envolvem, os bancos dispõem de recursos em ativos líquidos, como dinheiro, por exemplo. Afinal de contas, estas instituições precisam ter estes recursos disponíveis para qualquer necessidade de liquidez que seus clientes possam ter. No entanto, apesar do planejamento destas instituições, podem ocorrer situações de desequilíbrio de curto prazo.

Com o objetivo de facilitar o processo de troca destas reservas bancárias, foi criado o mercado interbancário, onde participam somente instituições financeiras, como bancos e corretoras, por exemplo. É neste mercado, sem a participação do governo e sem a cobrança de impostos, que as instituições financeiras equilibram sua liquidez de curto prazo.

Certificados de Depósitos Interfinanceiros

Para lastrear este mercado, foi criado o CDI, ou Certificado de Depósito Interfinanceiro. Com funcionamento em linha com os do CDB, porém restrito somente às instituições financeiras, o CDI permite que bancos emprestem e tomem emprestado de outras instituições.

Assim como no caso do CDB, esta é uma modalidade de aplicação que pode render tanto uma taxa de juro fixa quanto variável. As transações são fechadas por meio eletrônico e registradas nas instituições envolvidas e nos terminais da CETIP. O prazo destes certificados pode variar, porém a maioria das operações é negociada com prazo de um dia.

A taxa CDI Over

Como as mais usuais no mercado interbancário, as taxas registradas nas operações um dia servem de referência para o cálculo da taxa CDI Over. A taxa média diária do CDI de um dia, também conhecido como Depósito Interfinanceiro, é, portanto, calculada com base nas operações de emissão de Depósitos Interfinanceiros pré-fixados, pactuadas por um dia útil e registradas e liquidadas na CETIP, conforme determinação do Banco Central.

São selecionadas apenas as operações de um dia útil de prazo (conhecidas também como overnight), considerando somente as operações realizadas entre instituições de conglomerados diferentes, não sendo contabilizadas as taxas de transações dentro de um mesmo grupo financeiro.

Por representar as condições de liquidez do mercado, o CDI Over é uma média obtida e divulgada em termos anuais, (ex 17,56% ao ano) no começo da noite de cada dia útil, após o fechamento do mercado. Com isso, esta taxa serve de referência para o custo de reservas da manhã seguinte, influenciando na formação da taxa Selic. Embora flutue em patamares próximos, esta taxa não é a Selic fixada pelo Copom, que é referida no mercado como Selic Meta.

Referência para outras taxas

Por ser uma taxa importante no mercado interbancário, ela acaba servindo de referencial para outras taxas praticadas pelos bancos. Por exemplo, um aumento no CDI Over pode indicar que o custo de captação dos bancos esteja crescendo, de forma que as instituições podem decidir pelo aumento nas suas taxas de empréstimos, tanto para pessoas físicas como jurídicas, para manter uma margem estável.

Além de patamar para outras taxas, o CDI Over também é utilizado como referencial para avaliar a rentabilidade das aplicações em fundos de investimento. Embora alguns analistas e instituições critiquem esta utilização, já que esta é uma taxa de curtíssimo prazo disponível apenas para instituições financeiras, este segue sendo o índice de referência mais popular na renda fixa.

InfoMoney (www.infomoney.com.br)