Versão para impressão

11/02/2021
Todos dormem acordados

Quem foi mesmo aquele guru russo que disse que todos dormem mesmo quando estão acordados? Sendo mais explícito, ele disse que as pessoas quando de manhã acordam e vão para os seus banheiros para as suas necessidades fisiológicas e se olham no espelho, elas pensam que estão mesmo despertas. Mas, o tal guru discordou disso e ele foi muito famoso pelas suas constatações, o que, a maioria não se preocupava em constatar.

Tentando simplificar o argumento de que todos dormem sem saber, vamos nos ater no que nos acontece enquanto estamos dormindo. Os sonhos nos surgem sem que os queiramos. Não há como impedi-los, controlá-los ou escolhê-los. Já vi entrevista (embora online) dada por alguém sobre os “sonhos lúcidos”. Estes são aqueles em que o sonhador consegue controlar e mesmo direcionar como quer os seus sonhos... Sei não, sei não (risos). Foi dito na entrevista que durante o sonho lúcido até se pode namorar com alguém (risos). No Google da internet existem explicações sobre o que e como são os sonhos lúcidos.

Mas, voltando aos sonhos comuns eles aparecem quando se está dormindo. O dormir e o sonhar têm algo em comum com o estar desperto e a pensar? Parece que sim, conforme o pensamento daquele guru. Como não se controla os sonhos, eles têm seus “enredos” descontínuos quando outros sonhos aparecem e interrompem os sonhos anteriores. Isto é, muitas vezes o sonhar é assim: Chega um sonho e logo chega outro mesmo sem o terminar do primeiro e assim sucessivamente criando confusão e dificultando o se lembrar deles.

Quando se está “desperto” a avalanche de pensamentos que nos surgem sem que os desejemos, um diferente do outro, uns se sobrepondo a outros, se parecem com os sonhos que, também sem o nosso querer nos surgem, uns surgindo tirando os outros de cena. É fácil observar (principalmente nas conduções que nos transportam de um lugar para outro) pessoas que estão tão absortas e que não estão onde elas estão (risos). Melhor dizendo, nossos corpos sempre estão no presente enquanto nossos pensamentos quase sempre mais estão no passado tornando-nos assim inconscientes, distraídos de donde estamos. Isso é que é o dormir acordado no dizer daquele guru e parece que ele estava certo. Também dormem acordadas aquelas pessoas que não nos ouvem quando estamos lhes dizendo algo, porque, seus pensamentos as levam para longe de donde estamos (risos)

 

Altino Olimpio