Versão para impressão

29/06/2021
O transporte público em Caieiras

Depois da cobrança pública da licitação, do vice-prefeito

Depois da cobrança pública feita pelo vice prefeito Cleber Furlan ao prefeito lagoinha a prefeitura fez a manifestação abaixo, a única coisa clara é que contratou uma empresa para cuidar de organizar a licitação da concessão. 

Entretanto, há quem diga que todo esse trabalho que será feito pela empresa Mobiflex Projetos, já foi feito em detalhes pela empresa Geobrasilis contratada na administração gersinho.O extenso trabalho feito pela Geobrasilis custou milhões ao contribuinte e está disponível no site da Prefeitura e também no da empresa. 

Leia abaixo a manifestação da Prefeitura, após o Dr. Cleber colocar a boca no trombone publicamente. 

 

Prefeitura de Caieiras dá início ao processo de licitação para transporte público.

Publicado em 25/06/21 12:15 PM

Em Caieiras, o transporte público é um dos maiores alvos de preocupação da população, por isso, o governo tem como prioridade a melhoria desse serviço na cidade.

O processo de licitação é complexo e dividido em diversas fases.

Desde o início do ano, esse projeto vem fazendo parte das reuniões e discussões do governo e o primeiro passo foi a contratação de uma empresa especializada em licitação. A Mobiflex Projetos é a responsável por todo processo, que deu início no dia 10 de maio.

Antes de abrir o edital para licitação é necessário seguir um cronograma chamado Planejamento e Organização dos Serviços de Transporte Coletivo. Dentro desse planejamento, é realizado um levantamento sobre as linhas de ônibus que estão sendo operadas, seus itinerários, frotas disponíveis, quantidade de passageiros, valor da tarifa dos últimos dois anos, horários de viagens vigentes hoje e antes da pandemia, registros de GPS e bilhetes eletrônicos diariamente (relativos a um mês dos anos 2019 e 2020).

Em seguida, foi realizada uma pesquisa de opinião pública sobre o transporte coletivo na cidade durante 10 dias úteis, onde foram entrevistados cerca de 750 usuários do serviço nas linhas e terminal de ônibus. Os participantes responderam perguntas sobre satisfação dos serviços, itinerário das linhas, duração da viagem, avaliação dos serviços da viação e tarifas.

Com os dados do planejamento e da pesquisa, é possível identificar onde estão as maiores problemáticas dos serviços oferecidos, criando assim uma forma de buscar soluções e melhorias no transporte. Esses dados são analisados e comparados com a rede de transporte coletivo utilizada na cidade atualmente.

Ainda no planejamento, o setor jurídico é responsável por uma avaliação sobre os contratos e qualquer documento legal que envolve o transporte coletivo municipal, visando corresponder com a lei. Todo esse processo da primeira fase ocorreu no período entre 10 e 26 de maio de 2021.

Após a entrega de todos esses dados, é iniciada a fase de divulgação de informações sobre os estudos realizados e publicação dos modelos de transporte público que a cidade está buscando.

No início do mês de Junho, a empresa Mobiflex esteve na Prefeitura para apresentar os resultados da pesquisa de campo, um passo importante no processo. Agora, uma segunda parte da pesquisa será realizada online, onde toda população poderá participar e preencher um formulário através de um link, que estará disponível em breve no site da Prefeitura. Os participantes também poderão enviar comentários e sugestões.

Todos os dados das pesquisas serão divulgados para consulta pública no site da Prefeitura, e então, uma audiência pública será agendada podendo ser presencial ou virtual, devido à pandemia.

Após recebidas todas as sugestões, comentários e apresentação ao público, o processo segue para a fase de concepção do modelo de transporte coletivo a ser implantado no município, onde é definido o tipo de veículo, sua rede de operação, serviços tecnológicos e tarifas.

Também será preparado uma análise sobre o que a Prefeitura de Caieiras espera de um serviço de transporte público.

Quando concluída essa última fase, será aberta a fase de processo licitatório. A empresa será responsável por divulgar as informações necessárias aos participantes, dar suporte quando necessário e também pela apresentação dos produtos para a gestão municipal.

O processo de licitação encontra-se na fase de pesquisas, e em breve, serão divulgadas mais informações.

A Prefeitura está trabalhando fortemente para que tudo seja feito de uma maneira transparente e, sempre pensando em melhorar a qualidade do transporte e de vida daqueles que usam e dependem do transporte coletivo.

 


Edson Navarro - Economista