» Notícias » Educação » Ler notícia

06/09/2010
Semana nacional de trânsito

Semana Nacional de Trânsito/2010:
Alunos de Caieiras receberão palestras e orientações

A equipe do Departamento de Trânsito da prefeitura de Caieiras promoverá uma ampla campanha de conscientização, junto aos alunos da rede municipal, sobre a importância de utilizar o cinto de segurança e as cadeirinhas, acessório obrigatório por Lei.

A campanha, que é realizada nacionalmente, tem como tema “Cinto de Segurança e Cadeirinha”, e acontece de 18 a 25 de setembro de 2010. Segundo o diretor do departamento de Trânsito, Fabio Simas, o objetivo é levar informações importantes e sérias, às crianças, de uma forma agradável. “Criamos uma cartilha educativa, com várias atividades de entretenimentos como o jogo dos sete erros, que ensinam as crianças brincando”, completou.

SOBRE A CAMPANHA - A redução das lesões e mortes no trânsito é um desafio mundial. Mais de um milhão de pessoas de todas as nações são vítimas fatais de acidentes de trânsito. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), há cinco fatores que causam o maior número de mortes e lesões no trânsito entre os quais está a não utilização do cinto de segurança.

No Brasil, em 2008, de acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), 88% dos ocupantes dos bancos dianteiros de veículos automotores utilizam o cinto de segurança. Provavelmente, este comportamento reflete ações de educação e fiscalização de trânsito que mobilizaram os cidadãos de forma eficiente. Prática de notável relevância para segurança do trânsito brasileiro haja vista que o uso do cinto pelo condutor e pelo passageiro do banco dianteiro reduz em 50% o risco de morte em uma colisão de trânsito.

CINTO DE SEGURANÇA NO BANCO TRASEIRO - Apesar disso,o mesmo estudo realizado pela SBOT indica que apenas 11% dos passageiros utilizam o cinto no banco traseiro. O risco de morte de um condutor utilizando o cinto de segurança, como resultado de um passageiro do banco traseiro sem cinto, é cinco vezes maior do que seria se esse passageiro estivesse retido pelo cinto.

Os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Em 2008 foram registradas 22.472 vítimas não fatais de acidentes de trânsito, com idade entre 0 e 12 anos de idade e 802 vítimas fatais de mesma faixa etária (Dados Denatran).


AIMPC