» Notícias » Geral » Ler notícia

26/08/2011
Mais segurança nas escolas

Com o objetivo de tranquilizar os pais e oferecer conforto aos estudantes, a Prefeitura de Caieiras está investindo maciçamente em equipamentos que promovam a segurança nas escolas.

CÂMERA DE MONITORAMENTO - Todas as escolas municipais, por exemplo, ganharam câmeras de monitoramento. São sete câmeras móveis de alta precisão e mais de 200 câmeras fixas que, além de garantir a segurança de alunos, professores, profissionais de saúde e pacientes, servirão para manter a integridade dos prédios públicos.

Essas câmeras foram instaladas no interior e nas áreas externas e servem ainda para coibir ações criminosas nas áreas próximas às escolas, tais como o tráfico de drogas e violência sexual. Outra novidade foi a criação de mais uma Central de Monitoramento, agora na Secretaria da Educação, além daquela já controlada pela Guarda Civil Municipal, na sede da Coordenadoria de Segurança.

Além disso, a frota de veículos escolares agora também é rastreada por meio de um sistema de monitoramento que conta com equipamentos de GPRS e software apropriados. Aproximadamente 200 sensores de alarmes foram instalados nos prédios monitorados por câmeras.

Depois da instalação desses equipamentos dois casos de tentativa de invasão de escolas foram coibidos e os suspeitos identificados pela Guarda.

Ainda, em parceria com a Polícia Militar, foi montada a operação 'Escola Segura' que tem o objetivo de inibir ações criminosas nas imediações de escolas estaduais, em especial no período noturno. Polícias militares, com o auxílio da Guarda Municipal, realizam apreensão de máquinas de jogos de azar, proíbem a venda de bebidas alcoólicas a menores e efetuam o encaminhamento dos estudantes às salas de aula.

“Também contamos com a colaboração da Polícia Militar que realiza rondas nas imediações das escolas tanto no horário de entrada quanto da saídas das aulas”, completa Rodrigo Nery, coordenador de Segurança da Prefeitura de Caieiras



AIMPC